Gestão é uma ciência que cuida de organizar os recursos disponíveis em uma empresa (pessoas, equipamentos, tempo, dinheiro, etc.) de forma a produzir o melhor resultado possível com o maior retorno do investimento realizado.
Toda clínica precisa de uma boa gestão. Mas quais seriam os pontos principais de gestão de uma clínica médica ou odontológica?
Nesse artigo vamos listar 5 dicas básicas de gestão para clínicas médicas e odontológicas. Siga a leitura!
01 - Invista em tecnologia
Estamos vivenciando um momento ímpar de revolução tecnológica.
Com a evolução da internet, dos meios de comunicação e das formas de digitalização, sua clinica pode ganhar muito investindo em tecnologia.
Digitalizar as pastas de arquivos de pacientes é uma forma de ganhar eficiência e eficácia no manuseio e armazenagem de arquivos.
Tecnologias como o WhatsApp permitem agilizar o atendimento e contato com o paciente com custo próximo de zero.
A telemedicina já é uma realidade e clínicas de diversos setores já investem nesse canal para consultas à distância e acompanhamento e monitoramento de pacientes crônicos.
Olhe para a sua clínica e avalie com atenção quais os processos podem ser melhorados ou até substituitos pelo uso de tecnologia.
02 - Treinamento e capacitação da equipe de trabalho
Seja você um consultório com uma secretária apenas, ou uma clínica de grande porte com vários funcionários, sempre vai ser necessário treinamento e supervisão constante da equipe.
Uma boa equipe começa com a escolha correta das pessoas que possuam os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para cada cargo.
Depois de contratadas essas pessoas precisam passar por um treinamento para continuarem a desempenhar um bom papel na sua clínica.
Mas, bons gestores sabem que uma equipe precisa de um canal de comunciação claro com a chefia, onde os mesmos possam ser ouvidos e orientados para a buscaq contínua de uma melhoria na sua performance.
Resumindo, uma boa equipe é aquela formada por pessoas capazes, treinadas e supervisionadas.
03 - Rotinas padronizadas
Não dependa de pessoas, mas sim de processos. Faça um mapeamento dos principais processos operacionais da sua clinica e então crie protocolos, scripts e rotinas bem definidas para cada área da clinica.
Tenha scripts e protocolos para a recepção, atendimento ao telefone, marcação e remarcação de consultas, marketing, negociação com o paciente e para a sua área financeira.
Não se esqueça de estar sempre melhorando e aperfeiçoando seus protocolos de acordo com os resultados que vai obtendo na sua clínica.
04 - Cuidado com o fluxo de caixa
Nada mata mais clinicas no Brasil do que a ausência ou a baixa gestão do fluxo de caixa.
O caixa está para as clinicas como o ar está para os pulmões. Uma boa gestão de caixa permite que sua clinica possa entregar um serviço de excelência, dedicar tempo aos seus pacientes e gerar lucro para os proprietários.
Utilize um sistema de gestão de clinicas de mercado e faça o acompanhamento diário das entradas e saídas de dinheiro na sua clínica.
Adotando essa rotina você verá que nunca vai ser pego de surpresa com a falta de capital na sua clinica.
05 - Busque assessoria especializada
Seja um empreendedor experiente, ou seja um empreendedor iniciante, nem sempre o conhecimento sobre a boa gestão para clínica é suficiente. Por isso, contar com o apoio de profissionais especializados em gestão de clinicas garante que as operações sejam realizadas com maior eficiência e eficácia.
Não é incomum os gestores de clincias médicas e odontológicas se depararem com problemas que fogem da sua experiência e conhecimento e isso pode impactar o bom funcionamento dos negócios levando a riscos desnecessários . O apoio de profissionais especializados em gestão de clínicas leva ao aperfeiçoamento dos processos, o que agrega valor à sua clínica, aumenta a produtividade e melhora os resultados.
A gestão de clínicas médicas e odontológicas se faz com práticas diárias de controle e organização de pessoas, processos e recursos.
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