No momento que estamos escrevendo esse artigo, vivenciamos uma certa "ressaca" moral de um ano complexo.
O ano de 2020 entrará para a história da humanidade como um dos momentos mais difíceis da história da humanidade.
Um ano de perdas, de derrotas, mas sobretudo de muito aprendizado.
No campo empresarial, se existe uma lição que TODOS devemos aprender é sobre a importância do planejamento estratégico.
Se você tem uma clínica médica, odontológica ou qualquer outra empresa do setor de saúde, gostaríamos de chamar a sua atenção para a importância do planejamento estratégico.
Quando você tem uma meta, um objetivo claro, fica mais fácil passar por momentos turbulentos como o que vivenciamos nesse ano.
E já que a a pandemia ainda não dá sinais de ir embora, sugerimos enfaticamente que você prepare agora no final do ano seu plano estratégico para enfrentar 2021.
Planejamento estratégico para clínicas em 2021
O planejamento estratégico pode ser complexo contendo várias páginas ou ser uma simples folha de papel com diretrizes que vão guiar sua clínica em 2021. A decisão de optar por um outro caminho envolve, entre outras coisas o tamanho da sua clínica, suas pretensões futuras e, sobretudo, seu conhecimento sobre planejamento.
Independentemente do formato do seu plano estratégico, existem 5 pontos que não podem ficar de fora. Acompanhe as nossas sugestões!
01 - Faça um orçamento anual
O orçamento é uma peça do planejamento estratégico que toca profundamente a parte financeira da sua clínica.
Um bom orçamento anual deve prever receitas, despesas e investimentos, mês a mês, durante os próximos 12 meses do ano de 2021.
Se sua clínica já está no mercado há algum tempo ficará mais fácil desenvolver seu orçamento. Faça um mapeamento de cada conta de receita, por exemplo, venda de procedimentos e cada conta de despesa, como despesas de locação e de funcionários e crie uma projeção para os próximos 12 meses.
Existem várias formas e modelos de orçamento, mas não é objetivo desse artigo dissertar sobre eles.
O que importa é que você preveja e antecipe as suas receitas e despesas em base anual.
Um bom orçamento anual tem vários benefícios, tais como:
Direcionar os esforços da sua clínica;
Provisionar recursos para despesas e custos em base anual;
Determinar uma previsão de faturamento;
Dar previsibilidade para os gestores da clínica;
Compartilhamento da responsabilidade do resultado da clínica entre todos os participantes;
Etc;
Se você não tem uma base histórica de informações, você deve partir de previsões de gastos e receitas, a partir de pesquisa de mercado e inferência de dados.
Enfim, em um ano de tantas lições, é inaceitável que você comece o ano sem um bom orçamento empresarial.
02 - Plano de vendas
Abrir a clínica no começo de 2021 e esperar que os pacientes venham é uma ilusão pessoal e uma falha de gestão empresarial.
O bom gestor se apoia em números, em tendências e análises.
Ter um plano de vendas mensal durante os próximos 12 meses é fundamental! Você precisa estipular metas agressivas de vendas, e mais importante, ter um plano de vendas que demonstre como você vai fazer para atingir essas metas.
No ano de 2020 milhares de clínicas e consultórios fecharam as portas para sempre, porque foram pegas pela onda do Coronavírus sem nenhuma reserva financeira.
Veja, a reserva financeira em pequenas empresas vem da operação, das vendas diárias. Se você não tem um plano de vendas, qualquer alteração externa ao ambiente da sua clínica (como uma pandemia) simplesmente destrói a existência do seu negócio.
A pandemia foi cruel sim para os negócios, mas ela não matou bons negócios, ela simplesmente jogou uma pá de cal sobre empresas sem controle, sem previsibilidade de vendas e sem reserva financeira.
Novamente, você precisa estipular um plano de vendas mensal, executa-ló, revisa-ló e corrigi-ló, mês a mês.
03 - Revisar sua tabela de preços
É impressionante como a falta de conhecimento em matemática financeira básica faz verdadeiros estragos em clínicas médicas e odontológicas.
Guiados por "gurus" da internet que prometem lucros de 100% (algo impossível de existir em matemática financeira), muitos proprietários de clínicas passam o ano inteiro literalmente "trocando dinheiro".
Depois de 25 anos trabalhando com consultoria para médicos e dentistas podemos afirmar com muito certeza de que cerca de 99% dos consultórios e clínicas médicas calculam o preço dos seus serviços de forma errada.
E esse erro cobra um preço caro. Imagine, uma clínica que cobra R$ 1.000,00 por um procedimento e executa cerca de 30 desses procedimento ao mês.
Se o preço correto a ser cobrado for de R$ 1.100,00 a clínica terá um prejuízo anual de R$ 36.000,00 (100X30X12).
Isso considerando um único procedimento. É muito comum em nossa consultorias que tabelas com 30, 40 tipos de serviços diferentes tem falhas de precificação entre 10% a 60%!! Imagine o prejuízo que uma clínica dessas leva anualmente!!
Desculpe querido leitor, mas as chances de que sua clínica esteja na mesma situação, cometendo esse tipo de erro de gestão financeira são altas!
Recalcular sua tabela de preços nesse final de ano deveria ser sua prioridade.
04 - O seu propósito
Final de ano é a melhor época para você repensar o propósito do seu negócio.
Sim, muitas vezes situações externas, como uma pandemia, provocam uma ruptura muito grande nos negócios.
Pessoas mudam hábitos, passam a valorizar outros atributos e benefícios, novos concorrentes aparecem, outros somem do mercado.
O que era importante se torna sem importância e o que era efémero se torna vital.
Questione se sua proposta de valor, ou seja, o que você entrega ao mercado tem algum diferencial, e principalmente, se o seu propósito ainda faz sentido no mundo que viveremos em 2021.
Um dos erros de planejamento estratégico mais comuns é a chamada miopia de negócios. Olhar de dentro para fora, ou seja, enxergar um mundo novo com lentes antigas.
Não cometa esse erro. Questione o seu propósito. Seja humilde suficientemente para mudar seus paradigmas e pensar estrategicamente.
05 - Novos produtos e novos mercados
Existem duas maneiras de crescer em 2021:
01 - Vendendo os mesmos produtos / serviços para o mesmo mercado.
02 - Vendendo os mesmos produtos / serviços para novos mercados
03 - Vendendo novos produtos / serviços para o mesmo mercado.
03 - Vendendo novos produtos / serviços para novos mercados.
Qual você deve usar? Teoricamente os 4! Mas, na verdade nem sempre a sua empresa vai ter fôlego para trabalhar em todos os 4 campos de crescimento.
Sim é fundamental vender mais vezes e mais serviços para os seus clientes atuais no mercado que você atende.
E sim, é fundamental vender novos serviços para novos clientes em novos mercados. Tudo depende do seu plano estratégico. E o momento de faze-ló acontecer é agora!
Conclusão
Planejamento estratégico para clínicas da um livro inteiro. Esse breve artigo apenas quer ressaltar a importância do planejamento estratégico para o turbulento ano de 2021 que vem por ai.
Então, fica o convite: Entre uma taça de champanhe e outra pense um pouco em como melhorar o seu negócio em 2021.
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