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5 atividades de marketing digital para dentistas


Marketing digital para dentistas
Marketing digital para dentistas

"Todo mundo esta na internet"! Esse chavão em sido repetido a exaustão. E apesar de exagerado, contêm uma verdade que não pode ser contestada: o marketing digital é sim uma poderosa ferramenta de captação de pacientes para dentistas.


Mas será que o marketing digital para dentistas se resume a fazer posts no Instagram ou anúncios no Google Adwords?


Bem, se você quer saber como usar o marketing digital para dentistas, de forma efetiva e atrair mais pacientes para sua clínica precisa trabalhar as 5 atividades a seguir:


01 - Site focado em vendas


Um site não pode ser um panfleto. Uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital para dentistas é o seu website.


Mas não estamos falando daquele website estático com as famosas páginas "Quem Somos", "Tratamentos" e por ai vai.


Não, um site deve ser muito mais do que isso. Ele deve ser o ponto focal da sua estratégia de marketing digital odontológico.


É preciso transforma-ló no seu vendedor silencioso. E como fazer isso? Bem, seu site deve ter alguns elementos básicos:


  • Ter um layout limpo, claro e objetivo;

  • Funcionar em qualquer tipo de dispositivo;

  • Disponibilizar várias formas de contato para o seu cliente (Telefone, Chat, WhatsApp, E-mail, etc.) E que funcione de verdade.

  • Ter conteúdo esclarecedor e que trabalhe nos diversos estágios da jornada de compra do seu potencial cliente, ou seja, informações para quem está só começando a pesquisar sobre um assunto (Ex: Harmonização Facial), detalhes para quem está mais avançado no ciclo de compra (Ex: Informações específicas sobre preenchimento labial, botox, etc.), e informações que ajudem uma pessoa que já está pronta para se tornar cliente a escolher você (casos de antes e depois, por exemplo).


Enfim, seu site não é um panfleto. Seu site é uma máquina de vendas. A única de máquina de vendas que é sua de verdade. Sua conta no Instagram não é sua, sua conta no Facebook não é sua, etc. Todos esses canais podem, e provavelmente vão te cobrar pelo uso no futuro. Então, cuide do seu motor de vendas e de geração de pacientes, o seu site.


Enfim, a sua primeira ferramenta de marketing digital para dentistas é o seu site. Sempre.


02 - Redes Sociais


Qual rede social é a melhor para captar pacientes? Se fala muito em Facebook e Instagram? Agora tem dentista usando o Tik-Tok. Sabe o que pensamos sobre isso?A rede social em si é passageira, o que você precisa de fato é de uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais.


Todo dentista usa as redes sociais acredita que está fazendo marketing odontológico. Não está. No máximo, está fazendo propaganda odontológica. Geralmente está dando informações gratuitas sobre o seu trabalho. E na maioria das vezes publicando informações inúteis que alimentam sua vaidade (Viagens, festas, carros, etc.). Pura perda de tempo.


O marketing nas redes sociais para dentistas que funciona é aquele que apresenta uma mensagem promocional específica (uma promoção de aparelhos Invisalign, uma campanha de botox day, etc, etc.) para pessoas que tem interesse, autoridade e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.


Para utilizar as redes sociais dentro de uma estratégia de marketing digital para dentistas é preciso (1) segmentar o público-alvo (2) desenvolver criativos (artes) persuasivas (3) impulsionar essas artes para as pessoas certas (4) direciona-las para páginas de conversão (5) agendar a avaliação.


Esse passo a passo acima envolve várias atividades de marketing digital para dentistas e de vendas.


É preciso salientar que gestão de redes sociais não vendem. O objetivo ai é relacionamento e não conversão.


03 - Conteúdo


Você vai encontrar vários blogs por ai dizendo que "o conteúdo é o rei". Veja, o que isso significa? É que as pessoas estão no Google buscando por problemas e não por soluções. Por que? Simples, todo mundo tem uma percepção dos seus problemas, mas poucos sabem como resolver.


Portanto, é através do conteúdo, ou seja de artigos, de vídeos que muitas vezes potenciais pacientes tomam consciência da existência do seu trabalho.


É através de um bom texto que muita gente percebe o quanto você entende de determinado assunto.


Uma das melhores estratégias de marketing digital para dentistas é trabalhar no seu site, nas suas redes sociais, a criação de conteúdo que informe, que elimine dúvidas e que crie uma percepção de valor na mente dos seus potenciais clientes.


Mas, não terceirize a produção do conteúdo para agências de marketing digital para dentistas. Elas não sabem o que você sabe. O principal ativo de uma estratégia de conteúdo é...o conteúdo. Quanto mais único, relevante e informativo para um grupo de pessoas, mais o Google vai posiciona-ló na frente de potenciais clientes.


04 - Vídeos


Vídeos são conteúdo também, mas merecem um capítulo a parte. A grande maioria das pessoas hoje em dia sofrem com a falta de foco.


Dificilmente um pessoa que esta no começo da sua jornada de compra, como um potencial cliente de implantes, vai parar e ler um artigo de 1000 palavras sobre as possibilidades dos implantes dentários.


É ai que surgem os vídeos e todo o seu poder. Dentro de uma estratégia de marketing digital para dentistas, criar vídeos curtos e informativos sobre temas específicos é bastante poderoso.


Vídeos que possam ser vistos em 2 ou 3 minutos, que possam ser compartilhados pelo WhatsApp.


Mas, mais uma vez. É preciso que dentro de uma estratégia de marketing digital para dentistas os vídeos direcionem as pessoas para outro lugar, de preferência para uma página específica do seu site onde ela vai poder ter mais informações e conseguir agendar uma consulta.


Acredite, de cada 100 pessoas que virem seu vídeo, se ele tiver um comando específico para que a pessoa faça algo como preencher um cadastro ou ligar para um determinado número, de 3 a 10 pessoas em média vão tomar a ação necessária, desde que ele esteja sendo distribuído corretamente. Pense no efeito bola de neve que esse tipo de ação de marketing digital para dentistas pode tomar!!


05 - Lives


Ok, as lives ficaram famosinhas durante o período de quarentena que vivemos agora na crise de Covid-19.


Mas quem acompanha o nosso blog que é a maior referência em marketing para dentistas do Brasil sabe, que nós já falamos de lives para dentistas há mais de 3 anos.


Uma live tem o poder de catalisar em um mesmo espaço-tempo uma grande quantidade de pessoas que tem dúvidas em comum.


É um excelente canal para captar leads que estão em momentos diferentes do ciclo de compra e que podem ser trabalhados posteriormente ao final da live para aumentar o número de pacientes na sua clínica.


Uma boa live não é feita simplesmente ligando a câmera e pronto. É preciso um roteiro e um objetivo bem definido.


Lives tem que gerar leads, ou seja, potencias pacientes. Para isso, é preciso que no decorrer da live sejam ativados gatilhos que vão fazer com que parte da assistência preencha um cadastro ou baixe um arquivo para dar continuidade a conversa.


Lives são uma ferramenta de grande potência para captação de pacientes dentro de uma estratégia de marketing digital para dentistas.


Conclusão


O marketing digital para dentistas é um conjunto de técnicas, ferramentas e processos que juntos devem ajudar os profissionais de odontologia a divulgar suas clínicas e consultórios, atrair e principalmente converter mais pacientes.


Nesse artigo nós apresentamos 5 atividades de marketing digital para dentistas que você deve considerar para colocar em prática na sua clínica.


Se você precisa de ajuda pode sempre contar com nossa consultoria de marketing para dentistas.


Se gostou dessas informações e que saber mais sobre marketing para dentistas, assine nossa newsletter e fique bem informado sobre as melhores estratégias de marketing digital para dentistas.


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