Existe muito material aqui no blog da Senior Consulting sobre como melhorar os resultados da sua clinica, seja ela médica ou odontológica.
Mas, o que não fazer também é importante certo?
É por isso que baseado na nossa experiência de mais de 20 anos fazendo consultoria para dentistas e consultoria para médicos que resolvemos compilar a lista abaixo de 5 atitudes que impedem sua clinica de prosperar.
5 atitudes que impedem sua clinica de prosperar
Veja se você também esta cometendo um desses erros:
01 - Você paga as suas contas com o dinheiro da clinica
É comum ouvirmos o relato de clientes que repassam diretamente para suas secretárias os boletos de suas despesas pessoais como condôminio e contas de cartão de crédito, por exemplo.
Essa atitude é errada e nociva para o seu negócio, pois além de turvar a visão do resultado real da sua clinica, descapitaliza seu negócio tomando parte do dinheiro que deveria ser reinvestido na clinica seja em melhorias, seja em reservas para o bolso do dono.
02 - Precificar seus serviços baseado nos que os concorrentes fazem
Nada mais errado do que colocar preço no seu serviço baseado no preço dos concorrentes.
É errado porque cada clincia tem seus custos específicos, bem como seus diferenciais competitivos.
Quem determina o preço do serviço é sempre o mercado e não o concorrente. Se você precifica seus serviços sem colocar na equação todos os custos diretos e indiretos, despesas fixas e variáveis, bem como um markup de lucro, então você nunca vai conseguir crescer de verdade!
03 - Você contrata baseado em indicação
A indicação em sí de um potencial funcionário não é o problema. O problema é não aplicar um processo de seleção e recrutamento da equipe baseado em critérios prêvios bem definidos.
É o cargo que define a pessoa e não a disponibilidade de uma pessoa no mercado.
99% das clinicas que já conhecemos não tem um processo de recrutamento e seleção de funcionários.
Isso leva a uma contratação via de regra do perfil de pessoa equivocada para a função, um alto turnover e retrabalho constante.
04 - Você não gerencia sua equipe, apenas "delarga" funções
Se você não treina, orienta e gerencia seu quadro de funcionários como pode esperar crescer algum dia?
Orientar e gerenciar não é o mesmo do que mandar fazer. Fazer qualquer um faz de qualquer forma e dai não dá para reclamar do resultado.
Faça pelo menos uma reunião por semana com seus funcionários, oriente-os, tenha metas e objetivos bem definidos. Não faça reunião para bater papo, mas para tomar ações concretas.
05 - Você acha que marketing é uma despesa e quanto menos melhor
Toda clinica que não cresce tem uma característica em comum: Os proprietários acreditam que investir em marketing é uma despesa desnecessária.
Muitos desses já até contrataram em algum momento uma "Agência de marketing digital" especialista em marketing para médicos ou dentistas.
Com a frustração de não saberem o que esperar, e não alançado um resultado que gostariam passam a acreditar que marketing não funciona.
Temos uma notícia para te dar. De todos os nossos mais de 500 clientes, os que tem melhores resultados são aqueles que investem marketing.
Não se trata de qual a melhor forma de fazer marketing para sua clinica. Isso é muito específico, mas com certeza não fazer marketing não é uma opção.
Conclusão
Você pratica uma ou mais das atitudes acima? Sente que já é hora de tomar outras atitudes para verificar uma mudança nos seus resultados?
Se tudo isso faz sentido para você, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.
Senior Consulting
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