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5 ações para melhorar a gestão do consultório odontológico


Gestão de consultório odontológico

Os profissionais de odontologia que optam por abrir seus próprios consultórios odontológicos necessitam, por vezes, de ferramentas, conhecimentos e metodologias que os ajudem a melhorar os resultados operacionais, financeiros e de satisfação dos seus pacientes.

Nós sabemos que no início nada é simples. O profissional precisa atender bem seus pacientes, cuidar do relacionamento com o laboratório, relacionar e comprar ao melhor preço os insumos na dentais, fazer a contratação e gestão da sua secretária e ainda se atualizar.

Pensando nisso, reunimos 5 ações para melhorar a gestão do consultório odontológico que você profissional de odontologia pode aplicar no seu dia a dia e com isso obter melhores resultados. Vamos lá!

01 - Administração financeira

Ter controle financeiro sobre a entradas e saídas de dinheiro no seu consultório ao longo do tempo é fundamental.

Afinal, é necessário que sejam lançados, de preferência em um software preparado para isso, os recebimentos dos seus tratamentos pagos pelos seus pacientes e também as despesas e custos correntes da prestação de serviço no consultório.

Uma ótimo ideia é montar um plano de contas ou categorias de despesas (locação, dental, impostos, etc.) e receitas (tratamentos de ortodontia, implantes, proteses, etc.) e fazer os lançamentos diários no software de sua preferência em cada categoria.

Agindo dessa forma você saberá com muita precisão onde você ganha mais dinheiro e onde você gasta mais dinheiro. Esse é o princípio básico do controle financeiro, saber a origem e destino do fluxo de caixa financeiro do seu consultório.

02 - Treinar os funcionários

Por mais que você tenha uma estrutura pequena de apenas uma cadeira, provavelmente vai precisar de pelo menos uma secretária, ou uma ASB que também atue como secretária.

Seja como for, sua equipe precisa ser bem recrutada, treinada e motivada. Não contrate por indicação, na base do amadorismo.

Veja bem, as pessoas que vão trabalhar com você serão avaliadas assim como você pelos seus pacientes.

Não queime sua imagem contratando uma secretária que não saiba lidar com o público ou uma ASB que não tenha uma boa formação técnica. Elas poderão comprometer todo o seu trabalho e fazer você perder pacientes mesmo sem saber.

03 - Tenha ações de marketing

Hoje em dia é muito difícil manter um consultório lucrativo com uma agenda formada somente de pacientes de indicações. É raro, pode acontecer, mas é bem difícil.

Existem dentistas demais, concorrência demais e muitas vezes desleal...

Por isso mesmo é preciso investir em ações de marketing. O marketing na odontologia tem algumas funções bem específicas, sendo as principais dar visibilidade para seu consultório, afinal, as pessoas tem que saber que você existe e o que você faz. Em segundo lugar, o marketing na odontologia tem a função de mostrar seus diferenciais, a razão pela qual um potencial paciente deve escolher você e não outros prestadores de serviço.

Qual o valor que você deve investir em marketing para o seu consultório? Não existe uma resposta canonicamente correta para essa pergunta, mas uma boa regra é reservar entre 5% a 10% do valor bruto do seu faturamento pretendido por mês para ações de marketing no seu consultório.

Que tipo de ações de marketing para seu consultório funcionam melhor? Novamente depende. Depende do perfil do seu público-alvo, do tipo de serviço que você oferece, da localização da sua clínica e sobretudo das suas metas e objetivos.

Um bom plano de marketing odontológico elaborado com a ajuda de uma empresa de marketing para dentistas pode abrir portas que você nunca imaginou. Não considere isso um custo, pois pode ser o ponto de virada na sua vida profissional.

04 - Cuide da aparência

Veja bem, as pessoas tem níveis de expectativa quanto vão comprar produtos ou serviços. Essas expectativas são objetivas e subjetivas.

Quando uma pessoa procura por um determina serviço de odontologia ela busca além de um profissional competente, outros atributos que confirmem de forma subjetiva suas dúvidas.

Assim sendo, muito cuidado e zelo com a organização interna, a limpeza e o layout do seu consultório.

Ninguém confiaria em um profissional que mesmo cheio de títulos e com anos de experiência se apresenta-se com um jaleco desgastado ou em uma sala com móveis velhos e desgastados.

Veja, você tem que ser bom no que faz e precisa confirmar isso através de elementos externos. Isso é conhecido no marketing como evidências físicas e deve ser feito de forma natural demonstrando o cuidado e o zelo que você tem com os seus pacientes.

05 - Facilite o contato do paciente com seu consultório

Cada pessoa gosta de se comunicar de uma forma. Alguns gostam de telefonar, outros de mandar mensagens e tem aqueles que ainda preferem o e-mail.

Você como prestador de serviços tem que facilitar o contato do seu paciente ou do potencial paciente com seu consultório.

Não perca um potencial paciente porque ele não consegue falar com você. Se seu consultório tem um site (deveria ter) disponibilize um chat ou mesmo uma chamada direta ao WhatsApp da clínica nele, permita que as pessoas entrem em contato pelo Facebook ou Instagram do seu consultório e claro, treine sua secretária para atender as ligações no máximo ao terceiro toque.

Conclusão

Nesse artigo nós passamos 5 ações para melhorar a gestão do consultório odontológico que você pode e deve aplicar no seu dia a dia e com isso melhorar o seus resultados.

Se você está tendo dificuldades para conseguir captar pacientes para seu consultório ou se está tendo problemas financeiros e de gestão administrativa, entre em contato conosco e fale com um consultor especialista em marketing e gestão para dentistas.

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