top of page
Sênior Marketing

5 ações de marketing digital para médicos


Se você é um médico e tem um consultório ou mesmo uma clínica de maior porte, precisa estar conectado online aos seus atuais e potenciais pacientes.

De forma geral, as pessoas que atualmente buscam profissionais de medicina de duas maneiras:

A - Por indicação;

B - Pela internet;

E mesmo as pessoas que recebem uma indicação de um profissional de saúde utilizam a internet para averiguar e buscar mais detalhes sobre o profissional e a clínica referenciada.

Estar na internet hoje em dia não é mais uma questão de "se", mas sim de "como".

Para que você tenha sucesso utilizando o marketing digital na medicina nós compilamos 5 ações básicas que todo médico deve fazer de marketing médico digital. Acompanhe!

A - Ação de Marketing digital para medicina: Cadastre seu consultório no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um grande repositório de informações, ou um verdadeira catalogo de empresas no Google.

Quando uma pessoa busca por um profissional de saúde em determinada cidade, o Google Meu Negócio lista aqueles que estão cadastrados nesse cadastro e mostram sua localização em um mapa.

No exemplo acima, temos o resultado da busca do Google para o termo "dermatologista em São Paulo".

Perceba que as "estrelas" associadas ao nome do profissional são avaliações dadas pelos pacientes.

Quanto mais avaliações positivas o consultório ou clínica possui melhor a posição desse profissional no momento de exibir os resultados para uma pesquisa.

De fato, ter o seu cadastro feito no Google Meu Negócio, que é gratuito, e ter muitas avaliações dos seus pacientes é uma excelente ação de marketing digital para médicos.

E lembrando que não custa nada fazer o cadastro do seu consultório ou clínica no Google Meu Negócio.

Basta acessar a página do Google Meu Negócio e com um email do Gmail abrir uma conta e informar os diversos dados do seu consultório, tais como: Descrição, serviços, endereço, horário de funcionamento, etc.

Existe ainda um local onde você pode criar um link de avaliação e envia-lo por email, SMS ou WhatsApp para que seus pacientes possam avaliar seu consultório ou clínica e com isso gerar um melhor posicionamento nos resultados do Google.

02 - Ação de Marketing digital para medicina: Crie um canal de vídeos informativos

A medicina tem regras bastante rígidas de publicidade e propaganda médica. É bom que seja assim, pois a saúde é um bem muito importante e não deve ser tratado como uma mercadoria.

Entretanto, o seu consultório ou clínica médica são um negócio como qualquer outro e precisa de divulgação, apenas é necessário observar as regras certas de divulgação na medicina.

Como o apelo publicitário é proibido na medicina, uma das melhores alternativas é fazer a "venda" dos seus serviços sem vender.

Como? Simplesmente educando e conscientizando seus pacientes da importância dos seus serviços.

Uma das melhores ações de marketing digital para medicina é a criação de vídeos educativos e informativos.

Vídeos criam um vínculo direto entre o profissional de saúde e seus atuais e potenciais pacientes.

Veja, as pessoas estão na internet procurando por soluções de problemas. Uma pessoa com dor nas costas não busca por "ortopedista". Ela busca pelo problema "tratamento para dor nas costas".

Cabe a você criar uma pauta variada de vídeos que respondam as principais dúvidas dos pacientes no seu segmento.

Esses videos devem ser publicados no Youtube. O Youtube é acessado por mais de 100 milhões de brasileiros mensalmente.

Além, disso, integrar os vídeos que você produz ao seu site vai torna-ló mais propenso a ser encontrado pelo Google.

Estar bem colocado no Google gerará mais acessos, mais potenciais agendamentos e consequentemente mais pacientes.

03 - Ação de Marketing digital para medicina: Invista nas redes sociais

Eu sei que muita gente sabe, ou pensa que sabe que as redes sociais são muito importantes dentro de uma estratégia de marketing digital para médicos.

Mas vamos combinar: Utilizar o Instagram para medicina é muito mais do que postar fotos bonitinhas, ou explicações sobre tratamentos.

É preciso ter um conteúdo envolvente, bem elaborado e que atenda as expectativas do seu público alvo.

Além disso, não espere alcançar um grande público no Facebook ou Instagram sem uma verba para impulsionamento das suas postagens.

Cada vez menos as postagens que fazemos em nossas redes sociais tem alcançado um bom volume de pessoas.

Assim, como em todas as outras ações de marketing digital para medicina, é preciso separar uma verba para fazer marketing nas redes sociais para sua clinica médica.

Pense em dois investimentos que devem ser realizados no Instagram para médicos e também no Facebook para médicos:

A - Verba para contratar uma agência de marketing médico (você não vai querer fazer sozinho ou deixar nas mãos da sua secretária vai?)

B - Verba para impulsionar suas postagens. Nesse caso, será o valor pago ao próprio Instagram e Facebook para que ele dê mais visibilidade para suas postagens.

Muitos médicos relatam não terem sucesso com suas iniciativas de marketing médico no Instagram e Facebook, mas quando você vai analisar o problema é que eles estão se apoiando em um conteúdo fraco e muitas vezes sem verba para impulsionamento. Assim não dá!

04 - Ação de Marketing digital para medicina: Google Ads

Talvez você não saiba, mas o Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Basicamente, você determina um valor que deseja investir mensalmente, paga um boleto ao Google e monta campanhas de divulgação. Essas campanhas são acionados toda vez que uma pessoa clica em um dos seus anúncios direcionando um potencial interessado para o seu site.

Sem dúvida alguma o Google Ads quando trabalhado da forma correta tende a gerar um bom número de visitantes no seu site, que precisa ter um bom conteúdo e um fluxo bem definido para fazer com que parte desses visitantes agendem uma consulta.

É um processo de marketing digital para médicos bem conhecido e sem dúvida alguma funciona muito bem.

Acontece que tem havido uma certa "inflação de cliques" e cada vez o valor por cada clique que é dado em um determinado anúncio tem ficado mais alto.

Isso acontece porque o Google Ads segue a lei da oferta e da demanda. Se existe muita gente oferecendo determinado serviço, digamos, harmonização facial, em uma determinada região, como por exemplo, Fortaleza, o custo de cada clique tende a ficar bem alto.

Como nem todo mundo que clica em um anúncio está exatamente no momento certo para buscar a ajuda profissional, boa parte da sua verba de marketing vai ser perdida em cliques que não vão converter em pacientes.

Para evitar isso é preciso segmentar bem a sua área geográfica, fazer anúncios com uma copy (texto) bem persuasivo, mas sem subverter as diretrizes do conselho de medicina.

Tudo isso posto, o Google Ads continua sendo uma excelente ferramenta de geração de tráfego, visibilidade e aumento do potencial de conversão de clientes para sua clínica ou consultório médico.

05 - Newsletter

As pessoas gostam de atenção. Elas demandam atenção, antes da consulta, durante e depois também.

É muito comum que sejam investidos milhares de reais em ações de marketing digital para medicina na fase de captação de pacientes e muito pouco ou nada no pós-atendimento.

Acontece que pacientes fidelizados tendem a voltar mais vezes na sua clínica, a indicar e advogar a favor do profissional. Ou seja, tratar bem e manter o relacionamento com sua carteira de pacientes é uma tarefa fundamental e que deve fazer parte do seu grupo de ações de marketing digital para médicos.

Hoje, com recursos como WhatsApp e e-mail é muito fácil se manter na mente dos seus pacientes. Uma boa ideia é criar um boletim com dicas de saúde no seu segmento e envia-ló uma vez por mês para sua lista de pacientes.

Isso vai aumentar a percepção de valor do seu trabalho, da sua clínica ou consultório na mente do paciente e faze-ló sempre indicar você quando alguém precisar de um médico na sua especialidade.

Muitos pacientes não retornam a uma clínica e não são fiéis a um profissional porque esse praticamente o "abanadona" quando terminam seus tratamentos.

Não cometa esse erro. Mantenha-se na mente dos seus pacientes. Crie uma newsletter mensal e dispare por WhatsApp e/ou e-mail para todo mundo na sua base de clientes.

Conclusão

O marketing digital na medicina é uma realidade e muitos profissionais estão colhendo os benefícios de implantar um programa consistente de marketing médico nos seus consultórios e clínicas.

Entretanto, o marketing digital na medicina não faz mágica. Você precisa investir tempo, esforço e o dinheiro necessário para que o resultado apareça e permaneça.

Se você quer saber mais sobre ações de marketing digital para médicos, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para medicina!

Senior Marketing

Marketing para médicos

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page