Você tem uma clínica? Você é médico, dentista nutricionista, fisioterapeuta, veterinário? Você entende a importância da fidelização de pacientes para o seu negócio?
Todo mercado é limitado. Em certo ponto, ainda que você consiga ter sucesso na sua clínica, em determinado momento, vai precisar vender mais serviços para os mesmos clientes se quiser ter um negócio no ramo de saúde rentável.
Pacientes fidelizados são aqueles que ficam encantados com o serviço prestado pela sua clínica. Eles são ótimos divulgadores da sua marca, falam bem de você, indicam seu serviço e advogam a seu favor.
Mas, você não deve ser passivo e precisa, como ensinamos na nossa consultoria de gestão e marketing para médicos e na nossa consultoria de gestão e marketing para dentistas fazer de tudo possível, para ativamente fomentar a fidelidade dos seus pacientes.
Abaixo listamos 4 dicas para fidelizar pacientes na sua clínica:
01 - Mantenha canais de contato aberto
Você deve facilitar ao máximo o contato do seu paciente com você. Telefone, email, chat no seu site, WhatsApp, etc
É fundamental que o paciente possa ter flexibilidade canais para conversar com sua clínica. Atualmente muitas clínicas estão usando as redes sociais como um canal de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Avalie se você deveria usar também na sua clínica.
02 - Conheça e se interesse pelo seus clientes
Você não pode manter mais uma relação fria com seus pacientes. As pessoas estão sendo bombardeadas por propaganda, por publicidade. Todo mundo quer um pedaço da carteira do seu cliente.
Em uma era de propaganda de massa seja pessoal. Mande notas de felicitações para seus pacientes em datas especiais. Mas não seja um robô. Não se limite a lembrar dele somente nessas datas.
Vale mais a pena montar um newsletter mensal e enviar por WhatsApp para seus pacientes com dicas de saúde bucal, novidades e bastidores do dia a dia da sua clínica, depoimentos de pacientes felizes, vídeos curtos incentivando o paciente a voltar para sua clínica, etc.
Quanto mais "lenha" você colocar nesse relacionamento mais retorno você terá.
03 - Agregue valor ao relacionamento
Já pensou se você recebesse na sua casa um cartão bem feito com seu nome e um código que "abre as portas" de um mundo de benefícios para você e sua família "somente" para você que é paciente da clínica X?
Seria legal, certo? Algo inesperado. Provavelmente você, assim como 99% das pessoas, veria essa clínica com outros olhos.
Por que não fazer isso então? Associe-se a outros provedores de serviços da sua região e crie um cartão "VIP" para membros daquela associação.
Se você um médico pode se associar a dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, SPAs, academias, farmácias e outros serviços da sua região e criar o "Clube Saúde do Bairro XYZ" e mandar uma "associação gratuita" para seus clientes.
Todos que participarem da associação podem mandar também para seus respectivos clientes. Ganha você, ganham os seus parceiros e principalmente, ganham os pacientes.
Basta querer fazer!! Você quer? Então faça!!
04 - Campanhas Permantes
Todo mês sua clínica deve ter uma campanha ativa. Esse planejamento deve ser anual e temático de acordo com o seu segmento.
Quer ver exemplos? É um dentista? Crie as campanhas:
- Mês da prevenção do câncer bucal
- Semana da estética bucal
- Campanha do volte a sorrir
- Ortodontia para todos
- Etc.
Escolha o tema de acordo com o perfil do seu público alvo. Os canais de divulgação também devem ser aqueles que seus potenciais pacientes estão.
Fazendo campanhas mensais você fomenta o relacionamento com seus pacientes, gera interesse na sua clínica e desperta a atenção deles para manterem-se sempre ligados em você.
Conclusão
Fidelizar pacientes é fundamental. Estima-se que uma clínica madura gerencialmente gere 70% do seu faturamento mensal de quem já foi paciente em outros momentos.
Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Se precisa de ajuda para criar estratégias de fidelização de pacientes e aumentar o faturamento e lucro da sua clínica, entre em contato conosco.
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