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3 motivos pelos quais seus pacientes não voltam mais ao seu consultório


3 motivos pelos quais seus pacientes não voltam

Por que seu paciente não volta ao seu consultório?


Como profissional da área de saúde, é comum se deparar com a seguinte situação: pacientes que não retornam para mais consultas. Esse comportamento pode ser preocupante tanto para o paciente quanto para o profissional, já que a continuidade do tratamento é fundamental para que o tratamento chegue a bom termo.


3 motivos pelos quais os pacientes não voltam ao consultório


1) Falta de confiança no profissional


A falta de confiança no profissional é um obstáculo comum que muitos pacientes enfrentam ao buscar tratamento odontológico ou médico. Isso pode ser causado por diversos fatores, como traumas anteriores, experiências negativas com outros profissionais da saúde ou simplesmente pelo medo de expor seus problemas de saúde.

Portanto, é primordial que os profissionais da área da saúde estejam cientes desse problema e trabalhem para criar um ambiente acolhedor e seguro para seus pacientes. É importante que o paciente se sinta confortável para compartilhar informações pessoais e buscar ajuda sem julgamentos ou constrangimentos.


Além disso, estabelecer uma relação de confiança com o paciente é essencial para garantir a eficácia e eficiência do tratamento. Quando um paciente não confia em seu dentista ou médico, ou não se sente à vontade com ele, pode acabar não seguindo as recomendações ou procurando outro profissional com que sinta mais empatia.


Portanto, é necessário que os profissionais da saúde se esforcem em construir uma relação sólida e transparente com seus pacientes, demonstrando empatia, respeito e comprometimento com a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Afinal, a confiança do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento e para a construção de uma carreira sólida na área da saúde.


2) Dificuldades financeiras


As dificuldades financeiras podem ser um obstáculo na busca pela saúde. vivemos em um país com constantes crises financeiras e alto nível de desemprego.


Infelizmente, é comum que pacientes não possuam condições financeiras para arcar com tratamentos odontológicos ou médicos prolongados ou exames de ticket médio mais caros.


A falta de recursos financeiros faz com que muitos pacientes abandonem o tratamento precocemente, o que pode agravar ainda mais a sua situação e sua saúde.


É importante e necessário, portanto, que os profissionais de saúde conversem abertamente sobre os custos envolvidos e busquem soluções viáveis para os pacientes, de acordo com sua capacidade financeira.


Isso pode incluir desde orientações sobre formas de pagamento em cartões de crédito, boletos e notas promissorias, além de buscar contar com linhas de crédito direto a cliente que vários bancos oferecem aos seus clientes.


3) Falta de clareza nas informações


A falta de clareza nas informações pode ser um obstáculo para muitos pacientes que buscam orientação odontologia ou médica.


A dificuldade em compreender os termos ténicos e as recomendações passadas pelo profissional pode gerar confusão, desmotivação e até mesmo agravar o problema de saúde do paciente. Isso é válido, em especial, para pessoas com menor grau de instrução ou que sejam mais velhas.


Por isso, é de fundamental importância que os profissionais da área da saúde sejam claros e objetivos em suas explicações, utilizem ao máximo exemplos e recursos visuais, além de estarem disponíveis para responder todas as dúvidas que possam surgir durante o processo de tratamento.


Agindo dessa maneira, a comunicação efetiva entre o dentista ou médico e o paciente é fundamental para garantir uma assistência adequada e um melhor resultado no tratamento final.


Conclusão


Profissionais de saúde precisam entender que o interesse de manter o relacionamento com o paciente e torna-se o seu profissional de referência no seu setor deve ser uma prioridade.


Para isso, mantenha-se na mente dos seus pacientes mesmo quando eles não estiverem em tratamento.


Existem várias formas de atuar com o marketing de relacionamento, gerando fidelização e aumentando a adesão do paciente ao profissional de saúde. Se você quer ser lembrado pelo paciente, precisa estar em permantente contato com ele.


Sobre a Senior Consulting


Somos referência em marketing e gestão de empresas de saúde. Temos nossa matriz em São Paulo e escritórios em Miami, Nova York e Londres.


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