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3 mentiras sobre marketing digital para médicos


Mentiras sobre marketing digital para médicos

Basta digitar no Google termos como "marketing médico", "marketing para medicina" ou "marketing digital para médicos" e você vai encontrar uma infinidade de artigos, vídeos e de anúncios de agências de marketing médico.


Até ai tudo bem, esse é um mercado realmente amplo e relativamente carente de boas soluções em marketing.


Diversos especialistas como dermatologistas, cirurgiões plásticos, oftlamologistas, cardiologistas, clinicas médicas populares e franquias de medicina já investem bastante em marketing digital.


O problema começa quando profissionais de medicina começam a acreditar em algumas mentiras contadas por gurus e agências de marketing pouco éticas.


Nesse breve artigo queremos levar você médico, ou gestor de uma clínica ou consultório médico a refletir sobre o que esperar do marketing, e em especial, do marketing digital na medicina.


3 mentiras sobre marketing digital para médicos


Baseado na nossa experiencia atendendo médicos e clínicas em todo o Brasil e também no exterior, podemos concluir que existem algumas mentiras que são "empurradas" por agências e gurus de marketing para os profissionais de medicina. Siga a leitura e tome suas próprias conclusões.


01 - Marketing digital vai captar pacientes para a sua clínica ou consultório médico


Desculpe, mas essa é uma daquelas mentiras repetidas milhares de vezes que acabam por ser tornarem "verdades".


Não doutor, o marketing não tem a função de vender. Uau! Sério! Todo mundo diz que vai "lotar minha agenda" com aquele método de marketing fantástico (SIC)...Marketing digital não vai magicamente colocar pacientes pagantes na sua agenda.


O papel do marketing digital é utilizar canais online como redes sociais, Google e sites de anúncios para tornar público e conhecido o seu nome, seu trabalho e seus diferenciais (vamos falar disso mais adiante).


Ninguém compra uma cirurgia plástica porque viu uma campanha de marketing fantástica da sua clínica no Google.


Como diriam os antigos: "O buraco é mais embaixo." Entre uma pessoa ver um anúncio da sua clínica e agendar / pagar por sua consulta existe uma série de outros processos que fogem do escopo de marketing.


Marketing facilita a próxima etapa que é a venda do serviço. Mas existem muitas coisas que precisam estar completamente alinhadas na sua clínca médica para que o marketing ajude a vender. Quer alguns exemplos: O ponto comercial, o seu preço, a sua marca, a sua missão, seus valores, os seus diferenciais competitivos, a sua equipe, o treinamento em negociação, as condições de pagamento, etc, etc.


 

Então, definitivamente não acredite na grande mentira contada por gurus e agências de marketing médico de que basta publicar uma campanha de divulgação da sua clínica no Google ou lançar uma série de postagens no Instagram para "bombar sua agenda".


 

Isso não vai acontecer...Marketing vai sim ajudar a atrair potenciais pacientes, os chamados leads, ou seja, pessoas que tem interesse / necessidade / desejo de fazerem um tratamento que você oferece no seu consultório ou clínica médica. Mas, entre um lead e um paciente existe uma distância enorme.


02 - Marketing digital vai atrair somente leads qualificados


Quantas vezes você já telefonou para o pessoa da sua agência de marketing digital dizendo que os leads que entram em contato via suas campanhas de marketing não estão dentro do perfil da sua clínica?


Com certeza você se frusta com o perfil dos pacientes que buscam pelos seus serviços vindos de marketing.


Muitas vezes são pessoas que não tem dinheiro para pagar pelo seu trabalho, que moram bem longe (as vezes em outras cidades) ou que não estão preparadas para fazer o tratamento agora. Ou seja, suas campanhas de marketing atraem muitos "curiosos", certo?


E como fazer para que sua campanha atraia somente pacientes com o perfil da sua proposta de trabalho? Comece rezando....


Vamos ser sinceros aqui. Marketing não é uma ciência exata. E quando falamos de marketing digital muito menos...


É claro que existem filtros que podem e devem ser aplicados nas ferramentas digitais, segmentação de perfil de público-alvo, limitação de abrangência geográfica onde seus anúncios devem aparecer, etc.


Já aconteceram casos de fazermos campanhas de markeitng digital para cirugiões-plásticos na região nobre dos Jardins em São Paulo e pessoas deixarem o contato morando no extremo da zona leste da cidade (para quem não é de São Paulo saiba que são públicos opostos).


Revisamos a campanha, entramos em contato o time do Google e a resposta...a campanha está toda configurada corretamente, mas sabe o que acontece? Não tem como evitar isso (palavras do time do Google)!


Por uma série de motivos técnicos que não vale nem a pena tentar explicar aqui porque provavelmente você não vai entender ou acreditar mesmo, só fique com uma certeza na cabeça: Mesmo com a melhor segmentação do mundo, mesmo sendo hiper mega certificados em Google, Facebook ou Instagram, leads sem perfil vão entrar em contato com você. Lead (trocadinho) com isso!


Então, é mentira de que sua campanha de marketing digital só vai atrair leads qualfiicados e com o perfil da sua persona, ou seja, pessoas com o interesse, a autoridade e a grana para pagar pelo seu serviço. Não vai acontecer.


 

03 - Todo médico deve investir em marketing digital


Não deve! Mentira....se você é ciurgião de cabeça e pescoço não adianta lançar uma campanha no Google com o título "semana da cirurgia de cabeça - preços promocionais". Heresia, certo?


Existem profissionais de medicina que precisam focar em marketing que não é o digital. Eles precisam lançar mão de outras estratégias offline de marketing como assessoria de imprensa, guest posts em blogs especializados da sua área, ou mesmo em mídia impressa.


Então, é mentira de que todo médico deve investir em marketing digital.


Conclusão


Existem mitos em marketing digital para médicos, mas tem coisa pior: Mentiras que contam sobre marketing digital para médicos.


Isso significa que você não deve investir em markeitng digital para divulgar sua clínica ou consultório? Claro que não!


Apenas não acredite que somente o marketing digital vai resolver o seu problema de agenda, ou faturamento.


Tem muito mais por fazer do que propaganda médica na internet se você quiser ter um consultório com um bom fluxo de pacientes particulares.


Procure uma consultoria de marketing médico séria, que entenda do negócio de medicina e não somente de ferramentas de publicidade online (Google, Insta, etc.).


Se você quiser conversar com um consultor especializado em marketing médico, entre em contato!





Senior Consulting

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+55 11 3254-7451






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