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3 medidas que ajudam a aumentar o faturamento da sua clínica odontológica


5 medidas pra aumentar o faturamento da sua clinica odontológica
Busque sempre o aumento do faturamento e do lucro da sua clinica odontológica

É certo que todo empresário precisar buscar o lucro. Porém, antes de ter lucro é necessário buscar formas de aumentar o faturamento.


Nesse artigo queremos te passar 5 medidas que ajudam a uamentar o faturamento de uma clínica odontológica de forma a viabilizar o lucro do seu negócio.


Queremos ressaltar que as medidas abaixo são apenas alguns de muitos pontos e ações que uma clinica pode e deve realizar para aumentar o seu faturamento.


Perseguir o crescimento do faturamento e do lucro deve ser uma obessão para o sócio-proprietário e/ou gestor de uma clinica odontológica.


É a geração de receita crescente com margens de lucro condizentes com expectativa do setor que permitirá sua clinica oferecer melhores serviços aos pacientes, reinvstir no negócio, capacitar a equipe e com isso, gerar um ciclo positivo de aumento de faturamento e lucro para sua clinica odontológica.


 

Crie diversas fontes de receita


Poucos dentistas e empresários do setor de saúde conseguem pensar de "forma lateral" aos seus negócios.


O modelo tradicional de negócios nas clinicas odontológicas baseiam-se em vendas de tratamentos, realização dos serviços e finalização do relacionamento.


Esse modelo apesar de não ser ruim deixa diversas lacunas não preenchidas que poderiam, se bem exploradas, gerar recorrência de compras e aumento de vendas e faturamento.


Por que não investir no "convênio" próprio da sua clínica criando uma tabela melhor do que aquela paga pelos grandes planos de convênio e oferecer a pequenas e médias empresa da sua região?


Que tal criar um clube de assinaturas para pacientes com filhos pequenos e que necessitam de visitas periódicas ao dentista?


E quem sabe trabalhar com atendimento domiciliar para pacientes acamados?


Acho que você entendeu o ponto aqui. É preciso pensar em diversas fontes de receita dentro do seu campo de atuação. Isso envolve ainda aluguel de espaço ocioso, criação de cursos e treinamentos, além de mentoria e suporte (pago claro) para orientação em casos de maior complexidade, caso você seja experiente na sua área.


Pense fora da caixa. Aumentar o faturamento tem muito mais haver com entender necessidades e atender essas necessidades do que replicar ou copiar o que outros já estão fazendo. Não seja mais do mesmo!


 

Preços devem ser definidos de forma estratégica


Existem grandes serviços com reabilitações completas que acabam deixando uma margem de lucro baixa para sua clinica se a precificação não for realizada corretamente.


No momento que escrevemos esse artigo a tendência agora é investir na odontologia estética. Existe toda uma migração em massa de dentistas para a area de prestação de serviços no campo da chamada "odontologia estética".


Tudo bem explorar um novo nicho de mercado se ele se mostrar viável financeiramente para sua clinica.


Conheçemos redes de clinicas no nordeste brasileiro que ganham muito dinheiro vendendo apenas procedimentos "básicos" como exodontia e limpeza dentária.


Ao mesmo tempo, em grandes centros, grandes clinicas vendem grandes reabilitações por tickets acima de 50k e ainda assim ficam no prejuízo! Como issi acontece?


É um problema na formação dos profissionais de odontologia alimentado por gurus de pantão a falta de entendimento sobre precificação de serviços.


Nos já implementamos nossa consultoria para dentistas em centenas de clinicas e via de regra o preço dos serviços cobrados deixa margens de lucro pequenas ou até inexistentes em muitas clinicas.


Isso acontece porque no preço de venda de um serviço é necessario embutir 4 elementos:


  • CF = Uma parcela do custos fixo da clinica;

  • CV = Os custos variáveis da produção de um serviço;

  • DE = A incidência das despesas sobre a venda;

  • ML = A margem de lucro desejada.


Se você não entendeu nada do que estamos falando, ou se precisa confirmar se seus preços de serviços cobrem todos os fatores acima, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão de clinicas odontológicas.


 

03 - Desenvolver um processo comercial


Postar um conteúdo no Instagram e esperar que sua agenda vá lotar é pensar de forma semelhante a uma criança que espera o presente do papai noel no natal.


Não nos leve a mal, mas aqui na companhia vemos todos os dias dentistas cometerem o erro de acreditarem cegamente em tudo que vem nas redes sociais.


São "colegas" postando fotos de carrões, mansões, viagens ao exterior e toda uma vida de luxo e de "sucesso".


Ora, todo mundo que tem pelo menos dois neurônios consegue perceber que existe muita fumaça e propaganda enganosa por ai, ou não?


Entenda que hoje em dia toda clinica odontológica precisa ter um processo comercial.


O processo comercial de uma clinica odontológica deve integrar duas áreas de conhecimento: marketing e vendas.


Se falar de vendas em odontologia te da arrepios é melhor parar a leitura por aqui.


Toda, toda empresa vende, E na sua clínica não deveria ser diferente. Você pode dar o nome que quiser a essa atividade, mas no final do dia, sem vendas não exite negócio na odontologia.


Nínguem se torna um paciente partindo de um completo desconhecido que vê um post nas suas redes sociais para um paciente pagante e satisfeito.


Não é assim que funciona. Não mais. É preciso ter protocolos, scripts, pessoas e treinamento para atingir metas de vendas na sua clinica.


Se quiser se aprofundar sobre o tema vendas na odontologia continue acessando nosso blog e receba sempre atualizações sobre o assunto.


 

Afinal, como aumentar o faturamento na minha clinica odontológica


Cada clinica é única, tem suas forças e fraquezas, oportunidades e ameças. Assim como cada paciente precisa de um plano de tratamento diferente, sua clinica também precisa de uma consultoria especializada em gestão de clinicas odontológicas para fazer um chek-up geral da sua clinica e propor o melhor tratamento.


Nesse artigo nos propomos 3 atividades genéricas que se aplicadas corretametne vão te ajudar a aumentar o faturamento da sua clinica.


Sempre lembrando que faturamento sem luco é nada.


Senior Consulting

Gestão de clinicas odontológicas

+55 (11) 3254-7451


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