O profissional de odontologia está sempre em busca de aperfeiçoamento e melhoria contínua.
Além dos anos de formação na faculdade, o profissional de odontologia sempre busca uma ou mais especializações.
Além disso, a odontologia como ciência avança permantemente, seja com técnicas inovadoras ou com novas tecnologias.
Entretanto, no mundo atual, no mercado de odontologia já não basta o aprimoramento técnico. É necessário investir em outras competências e habilidades para obter sucesso na carreira.
3 habilidades empreendedoras que todo dentista precisa desenvolver
Com o aumento da concorrência no mercado de odontologia os dentistas passaram a necessitar de outras habilidades para crescerem profissionalmente e prosperarem.
Vamos nesse artigo listar 3 habilidades que todo dentista empreendedor precisa desenvolver. Acompanhe!
01 - Capacidade de negociação
Durante esses mais de 20 anos trabalhando com consultoria para dentistas, encontramos excelentes profissionais que tinham dificuldades para preencher suas agendas.
Todo tinham duas características em comum: A - Eram excelentes tecnicamente e B - Não sabiam negociar com o paciente.
Negociar é uma habilidade fundamental e frequentemente encontrada em profissioanais bem sucedidos.
Alguns profissionais de odontologia ainda acreditam que negociar e vender seus serviços são atitutes ruins.
Na verdade, todo mundo negocia alguma coisa. Desenvolver a capacidade de negociação é fundamental para todo dentista.
Afinal, saber explicar seu plano de tratamento, entender as necessidades e desejos dos pacientes, conseguir convencer um paciente sobre a melhor opção e abordagem de tratamento são os fundamentos da negociação.
Desenvolver a habilidade de negociar deveria ser um dos pilares de todo dentista. Algo que deveria fazer parte de um plano continuado de melhoria e aperfeiçoamento contínuo.
02 - Marketing pessoal
Muitos dentistas ainda torcem o nariz quando houvem falar de marketing.
É verdade que existem muitos "gurus de marketing para dentista" na internet "ensinando" técnicas, dicas e sacadas que não tem nada haver com marketing.
O marketing pessoal é uma área de estudo dentro do marketing que visa utilizar mecanismos de publicidade e propaganda a favor da sua imagem pessoal.
Não se trata de postagens vazias da sua última viagem para Paris. Não tente nada haver com exibição e ostentação de posses ou títulos.
É uma questão de formação de autoridade perante o seu público. Afinal, todo mundo entra em contato com um dentistam pensando em como ele vai poder ajudar a sua vida a melhorar.
E saiba que cuidar da sua imagem ativamente é fundamental, pois em um mundo digital, as pessoas vão falar sobre você de qualquer jeito.
Ter uma voz ativa na comunciação da sua imagem vai ajuda-ló a formar na mente do seu potencial paciente a percepção que você quer passar.
E quanto mais ativo for seu marketing pessoal, melhor a percepção das pessoas a seu respeito.
03 - Tenha metas e objetivos
Talvez possa soar muito cartesiano para você a ideia de um dentista pensando em metas e objetivos.
Mas, uma vida, seja ela pessoal ou profissional sem objetivos é uma vida vazia, ou pior ainda, uma vida sobre risco.
Todo profissional precisa ter metas e objetivos claros. Trace metas de curto prazo (1 ano), médio prazo (3 anos) e longo prazo (acima de 5 anos).
Comece definindo onde você quer estar profissionalmente no final de 12 meses. Qe resultados você espera alançar nesse período? Como você vai saber se teve sucesso ou não? Quais serão os seus indicadores? Como poderá avaliar se seus objetivos estão sendo atingidos?
Todos os dentistas de sucesso profissional que conhecemos, sem exceção, são excelentes em definir e perseguir metas e objetivos. Faça isso também e verá resultados distintos dos demais colegas de profissão.
Conclusão
Nesse artigo nós buscamos chamar a atenção do profissional de odontologia para o desenvolvimento de novas habilidades para além da sua formação técnica.
No concorrido mercado de odontologia soma pontos que domina ténicas de negociação, busca fortalecer sua imagem pessoal e que é focado em metas e objetivos.
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