Todos os dias recebemos consultas de profissionais de saúde que buscam novas formas de aumentar o volume de pacientes nas suas clínicas.
Existem diversas técnicas para atrair mais pacientes para uma clínica ou consultório. Tudo começa com o entendimento da jornada de consumo de uma pessoa que busca um serviço de saúde.
Quem busca por um serviço de saúde (médico, odontológico, etc.) passa por fases ou etapas até realmente concretizar o agendamento de uma consulta.
Essas fases vão desde a conscientização por parte da pessoa de um problema ou desejo, a busca por mais informações até a escolha do potencial prestador de serviços.
Esse conceito de jornada de consumo é frequentemente ignorado por profissionais de saúde que (mal) orientados por pseudo gurus de marketing e agências de marketing digital, acabam focando todos os seus esforços para quem está pronto para comprar agora.
Acontece que somente 5% do público que é impactado por uma propagada está pronto para marcar consulta nesse momento. E eles ainda são disputados por quase todos os outros concorrentes do seu setor.
Por isso, lembramos que é preciso ter 3 tipos de estratégias de marketing médico e odontológico para captar mais pacientes, a saber:
Estratégias de marketing para quem está pronto para comprar (5%)
Estratégias de marketing quem está buscando mais informações (30%)
Estratégias de marketing para quem não está nem pensando em buscar um serviço de saúde (65%)
Agora que você já está consciente que o impacto das suas campanhas de marketing médico e odontológico só estarão ativando quem está dentro dos 5%, pode ser perguntar: "O que fazer com os outros 95%"?
Captura de leads para clínicas médicas e odontológicas
Você precisa ter estratégias de marketing na sua clínica que fale com o público que está pronto para comprar e também estratégias voltadas para o público que está no topo das pesquisas e até mesmo para aqueles que nem estão pensando em contratar um serviço como seu.
Nesse artigo vamos abordar especificamente como capturar mais leads dentro do perfil das pessoas que estão no momento certo de compra.
Temos diversos outros artigos aqui no nosso blog que abordam como captar leads que ainda estão no topo da sua jornada de compra.
Apenas para ficar registrado, um alerta: Nunca foque suas energias somente em quem está pronto para comprar agora. Tenha estratégias de marketing para sua clínica que estejam o tempo todo se comunicando e apresentando sua proposta de trabalho para quem ainda não está pronto para te contratar.
3 formas de gerar mais leads para sua clínica médica ou odontológica
Pacientes, pacientes e mais pacientes. Quem não quer isso? Que não deseja ter uma agenda lotada de bons pacientes?
A partir de agora você vai descobrir 3 formas de captar mais leads para sua clínica, aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais pacientes particulares.
Antes de mais nada, é preciso deixar claro o que é um lead. Um lead é pessoa que foi impactada por uma das formas de propaganda da sua clínica e que deseja saber mais informações.
Pode ser que ele esteja pronto para agendar uma consulta ou não. De qualquer forma, essa pessoa estará mais próxima do momento de decisão e o que você fizer a partir da manifestação do interesse dele vai determinar o seu sucesso a seguir.
Acompanhe agora como você pode captar mais leads dentro do funil de vendas da sua clínica medica ou odontológica!
01 - Impulsionamento de posts patrocinados no Instagram
Especialmente se sua clínica trabalha com algum tipo de tratamento estético, estar no Instagram faz todo sentido.
Mas, preste atenção: Gestão de redes sociais não converte! Posts que falam de tratamentos, algo muito institucional tem pouca efetividade na captação de novos pacientes.
O Instagram pode ser um excelente canal de captação de pacientes se sua clínica trabalhar com campanhas e ofertas direcionadas.
Fazer um post sobre tipos de aparelhos dentários é algo muito institucional, sem apelo de...vendas. Pronto falei!!
Você precisa dentro das regras éticas do seu conselho ter campanhas de posts patrocinados que façam com que o paciente veja uma oportunidade, uma verdadeira oportunidade e que leve-o a clicar e saber mais informações.
O famoso "arrasta para cima" funciona sim, desde que você observe alguns requisitos muito importantes:
A - Uma oferta real
B - Um direcionamento para um público específico. Exemplo: Adultos jovens de classe A/B, que não desejam demonstrar que estão usando um aparelho ortodôntico. Uma oportunidade para Invisalign.
C - Um criativo, ou seja, a arte da imagem que vai ser impulsionado cativante, profissional, que desperte a atenção.
D - Um timeframe, ou seja, um limite bem delimitado de tempo para que a oferta seja aproveitada.
E - Um copy, ou seja, um texto bem elaborado, sem apelação, mas altamente intuitivo e que motive a pessoa a clicar.
Por fim, mas não menos importante, o que vai fazer com que a pessoa que clicou na sua propaganda de fato agende uma consulta é o grau de percepção de valor e o nível do atendimento que vai receber a partir dai.
Ter uma pessoa treinada para atender pontualmente quem entra na sua campanha é fundamental.
Elabore de cara uma lista de objeções que os pacientes geralmente tem (preço, prazo, condições de pagamento, se vai doer, se é seguro, etc, etc, etc.) e crie scripts com respostas para todas essas objeções para que a pessoa responsável pelo atendimento esteja pronta para atender.
Entenda, o valor a ser investido no impulsionamento é diretamente proporcional a quantidade de pacientes ou volume financeiro que você pretende movimentar.
Não acredite nessas propostas de que "investi R$ 50,00 e consegui um faturamento de R$ 50.000,00". Você é não bobo, certo??
Capte leads para sua clínica através de promoções cruzadas
Tem uma academia ai perto da sua clínica que atende o público semelhante ao seu? Um salão de beleza? Um médico (se for dentista), ou um dentista (se for um médico) que atende o mesmo perfil de público?
Captar leads não é barato e nem rápido. Seria muito bom trabalhar com uma lista de pessoas qualificadas, ou seja, que tem o perfil do seu público, certo?
Pois é, você vai encontrar listas assim em potenciais parceiros de negócio. Mas, lembre-se, porque alguém daria a lista de clientes dele para você?
Só existe uma resposta válida: Por que ele vai ganhar dinheiro!
E como você faz um parceiro ganhar dinheiro? De duas formas:
01 - Aumentando o número de clientes dele. Nesse caso, você passaria sua base para ele.
02 - Aumentando os benefícios dos clientes dele (atuais e futuros). Nesse sentido, tudo aquilo que sua clínica puder agregar de valor para o cliente do parceiro, aumentará a circulação de riqueza para todos (você, o parceiro e o paciente).
Na prática, captar leads para sua clínica utilizando a base de clientes de um parceiro é um excelente negócio.
Você não precisará construir a lista que já vai estar pronta. E não precisa de nada grandioso ou milagroso para fazer as vendas acontecerem.
Um cliente nosso, uma rede de franquias voltadas para tratamentos estéticos corporais fez uma parceria com uma grande clinica de odontologia na cidade de São Paulo.
Os pacientes da clínica de estética receberam uma mensagem por WhatsApp simples. Algo como:
"No mês de Agosto, você cliente da XXXX é nosso convidado para receber sem custos uma avaliação dentária gratuita na clinica YYYY. Aproveite, promoção limitada até o dia XYZ. Apresente essa mensagem no momento do agendamento."
A clinica dentaria cuidou de toda a logística, como importar a base de dados da clínica de estética e do disparo da mensagem.
O resultado? De um total de 17.000 mensagens enviadas, 123 pacientes agendaram consulta. 89 compareceram e 62 fizeram algum procedimento, gerando uma receita total de R$ 78.000,00 para a clínica. Custo total do investimento: R$ 1.900,00. Parece um bom negócio??
Entenda, através de parcerias bem estabelecidas todos saem ganhando. Veja o caso da clínica de estética. Os seus pacientes receberam um "brinde" ou serviço agregado. A clínica não teve nenhum desembolso e sua imagem de valor agregado cresceu muito na percepção do seus clientes.
Já a clínica odontológica teve um ganho financeiro real a partir de uma ação de marketing odontológico muito assertiva e facilmente mensurável. Isso sim é marketing odontológico de resultados.
Agora pare e pense: Como você pode implementar isso na sua clínica? Pensou? Agora vá para a ação.
03 - Eventos e feiras uma fonte inesgotável de novos leads para sua clínica médica ou odontológica.
Quanto dinheiro você deixou de ganhar porque não esteve presente naquela feira que envolvia sua comunidade local?
Se você é uma rede de franquias ou tem unidades espalhadas por várias regiões, quantas oportunidades já perdeu por não participar ativamente de feiras e eventos?
Veja, estamos na pandemia, mas ela vai passar (amém) e feiras e eventos vão voltar a acontecer. Alguns online, mas muitos presencialmente.
Além disso, dos eventos a nível nacional, se você é um prestador de serviço local pode participar e até mesmo criar eventos que tenham a atratividade para o seu público-alvo.
Como uma clínica de medicina estética (dermatologistas) na cidade de Salvador que promove uma vez por mês o chamado "Café com sua dermatologista".
Uma vez por mês pessoas da região de atuação da clínica, geralmente mulheres proprietárias de lojas da região onde a clínica está localizada são convidadas para um agradável café da manhã com a equipe de dermatologistas da clínica.
Nesse momento lúdico são apresentadas as últimas técnicas de cuidado com a pele, tratamentos rejuvenescedores, são esclarecidas dúvidas das empresárias presentes e também...agendadas consultas!
Você pode estar pensando: "Como vou convidar essas pessoas?" Parece incrível, mas como barreiras mentais atrapalham o desenvolvimento de um negócio. A resposta: Simplesmente perguntando se elas tem interesse em participar.
Quantas pessoas precisam ser abordadas? Depende diretamente de quantas pessoas você deseja ter no evento: 5, 10, 50????
Veja, não estamos falando para você médico ou dentista bater de porta em porta. É preciso ter uma estratégia e quem a implemente. Se você está aqui já testou de tudo um pouco (Google, Instagram, etc.) e apesar dos gurus que você segue na internet jurarem que todo mundo está na internet, você sabe que não basta, certo??
Não adianta, para fazer dinheiro, ter uma clínica com agenda cheia de bons pacientes, é preciso mais do que nunca de estratégias novas, de arrojo comercial, de implementação e claro, de investimentos.
Conclusão
Leads são as pessoas que tem interesse no seu trabalho. Esse leads podem ou não estar prontos para marcar uma consulta hoje.
Aqui nos listamos 3 formas de gerar leads para sua clínica médica ou odontológica. Entenda, não são ações para amadores ou para quem não está disposto a investir para ganhar, para crescer em faturamento e lucro.
Mas elas funcionam. Nós sabemos que sim, porque nós últimos 24 anos temos visto o sucesso se repetir cada vez mais. Mas, é preciso querer fazer.
Se você quer levar sua clínica para outro patamar, atrair pacientes particulares e aumentar seu lucro, entre em contato. Talvez possamos te ajudar!
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