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3 formas de divulgar clínica médica no Instagram



Marketing clínca médica Instagram

Como fazer marketing no Instragram para médicos


Todo médico que está fazendo marketing no Instagram tem uma mesma dúvida: Como transformar seguidores em pacientes?


Essa é uma boa pergunta que não pode ser respondida de forma simplista e direta.


O marketing na medicina é um conjunto de ações que parte desde a seleção do seu público-alvo, da precificação do serviços, da identidade visual da sua marca até a comunicação propriamente dita.


Hoje, vamos falar de uma parte do marketing para médicos que envolve a publicidade médica em meios digitais, mais especificamente sobre como divulgar clínica médica no Instagram.


Por que divulgar clínica médica no Instagram?


Segundo um report da We Are Social, o Brasil tem cerca de 122 milhões de usuários do Instagram (dados de 2021).


Dá para notar que esse um canal de publicidade médica que não deve ser ignorado. Seja qual for a especialidade médica que sua clínica trabalha, são gandes as chances de que pacientes com o perfil da sua clínica navegam diariamente nessa rede.


Além de aumentar a visibilidade do profissional ou da clínica médica, o Instragram traz consigo outras vantagens, como os diversos formatos de conteúdos que podem ser publicados como vídeos e imagens, além do baixo custo para divulgação paga na rede em relação a outros canais online e offline de propaganda.


3 formas de divulgar clínica médica no Instagram


Antes de pularmos diretamente para os formatos de divulgação no Instagram, cabe ressaltar que não existe um único formato padrão de utilização do Instagram na medicina.


Assim como cada paciente reage de forma diferenciada a um tratamento médico, da mesma forma, cada clinica tem suas particularidades e não é porque uma clínica do mesmo segmento está tendo muito sucesso com certo tipo de ação na rede que a sua clínica vai ter também.


Isso posto, vamos discutir 3 formas de divulgar clinica médica no Instagram. Vamos lá!


01 - Marketing médico no Instagram

Vídeos


Um dos formatos preferidos por quem acessa o Instagram são os vídeos, especialmente vídeos curtos sobre determinado assunto.


Vale também para assuntos mais complexos que podem ser divididos em uma sequência de pequenos vídeos que vão se intercalando até entregar todo o conteúdo desejado.


Assim, como em uma novela, deixar uma ponta ou chamada para que o seguidor veja o próximo vídeo é uma ótima forma de criar engajamento com seus seguidores.


O engajamento, ou seja, o número de views, likes e comentários é um ótimo indicador para o Instagram de que seu conteúdo tem ressonância com os seus seguidores, fazendo com que a própria rede comece a entregar mais vezes e para mais pessoas o mesmo conteúdo publicado na sua página.


02 - Marketing médico no Instagram

Posts com múltiplas imagens


O famoso carrossel de imagens é uma ótima forma de divulgar sua clínica médica. Trata-se de um conjunto de imagens agrupadas e publicadas de forma unificada.


O carrossel tem várias vantagens sobre as postagens de imagem única. Uma delas é de que o seguidor passa mais tempo navegando na postagem, o que indica para o algoritimo da rede social maior interesse das pessoas naquele tema.


Outro bom motivo de publica um carrossel de imagens é o fato de você pode detalhar melhor um determinado assunto, como por exemplo, os benefícios de uma determinada técnica ou procedimento.


Dados do próprio Instagram indicam que múltiplas imagens engajam até 30% a mais que imagens simples.


03 - Marketing médico no Instagram

Vida profissional x vida pessoal


As pessoas gostam de conhecer quem é o médico por trás da placa da clínica. Afinal de contas, medicina é um serviço de alto grau de personalismo.


Primeiro as pessoas compram a imagem, o profissionalismo do médico e depois contratam seus serviços.


O Instagram pode contribuir bastante para demonstrar esse lado "humano" por trás do profissional técnico.


Entretanto, existe uma linha fina que divide o que é lado pessoal do profisisonal no Instagram.


Imagine uma cena em que um paciente que busca por um cirurgião plástico se depara com a imagem do profissional sem camisa na praia rodeado de amigos bebendo e comendo como um louco? Será que esse tipo de imagem aumenta ou dimuiu a credibilidade do profissional?


É preciso bom senso para decidir até onde expor sua vida pessoal, sua imagem e da sua família nas redes sociais. Na nossa experiência de consultoria de marketing para médicos, nossos clientes mais bem sucedidos costumam preservar bastante seu lado pessoal, postando somente assuntos profissionais e uma ou outra passagem do seu dia a dia, ainda assim ligada a sua educação continuada, como participação eme cursos e eventos.


Um boa idéia é separar o seu perfil profissional do pessoal, mas ainda assim, lembre-se: É muito difícil para profissionais de medicina separarem seu CPF do seu CNPJ.


Algumas dicas bônus para divulgar clínica médica no Instragram


  • Evite assuntos polêmicos como futebol, religião e política.

  • Siga estritamente as recomendações do código de ética médica e do respectivo código de publicidade médica do CFM.

  • Contrate uma agência de marketing médico que trabalhe com um plano bem elaborado com fases bem detalhadas: Diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento e correções.

  • Não tenha ilusões quanto a velocidade dos resultados. Captação de pacientes pelo Instagram acontece no médio a longo prazo.

  • Se você não tem tempo e nem paciência para produzir conteúdo não utilize essa ferramenta para divulgação da clínica.

  • Separe uma verba mensal para fazer campanhas pagas pelo Instagram. O algoritimo da rede limita muito a visibilidade das suas postagens e vai ser difícil alcançar um bom número de pessoas sem pagar.

  • Consistência e persistência são importantes, mas insistir em algo que não está dando certo não é uma boa ideia. Se depois de 6 (seis) meses seus resultados não aparecem, talvez seja a hora de mudar de estratégia.

  • Não construa toda a sua estratégia de marketing baseada no Instagram. Lembre-se, o Instagram é como uma loja alugada, a qualquer momento ele pode mudar as regras e você terá dificuldades para gerenciar uma plataforma que não é sua.

  • Não existe nada pior do que ter um canal de propaganda da clínica no Instagram e não interagir com os visitantes. As suas postagens vão gerar dúvidas nos seguidores que vão interagir em forma de perguntas. Se você ou ninguém da sua equipe tem tempo para responder, repense se vale a pena estar nessa rede.


Conclusão


Não existe uma única forma de fazer a propaganda da clínica no Instagram. O ideal é fazer um bom planejamento de marketing médico que incorpore o Instagram como mais um canal de captação de pacientes dentro do seu plano de mídia.


Se você busca uma orientação personalizada e profissional para fazer propaganda da clínica no Instagram, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing médico.




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Marketing médico

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