Hoje em dia o marketing digital na odontologia se tornou quase um padrão para clínicas e consultórios odontológicas divulgarem seus serviços e atraírem mais pacientes.
É inegável o alcance e o poder que o marketing digital na odontologia tem para ajudar clínicas odontológicas a captar mais pacientes.
Entretanto, quando olhamos para o cenário geral do marketing na odontologia atual no Brasil, o que encontramos:
A - Clínicas que não investem em marketing digital na odontologia.
B - Clínicas que investem em marketing digital de forma institucional
Nós queremos focar nesse segundo grupo nesse artigo, porque se você ainda faz parte do primeiro grupo, com certeza não vai ter alcance para entender o que será dito aqui.
É que marketing na odontologia já é uma realidade e o foco da nossa consultoria são aqueles empresários de odontologia que já sabem que é praticamente impossível captar pacientes sem investimentos em marketing e estratégias de captação de pacientes.
Esse empresário já sabe que marketing na odontologia é fundamental. Ele está em busca das melhores estratégias de captação de pacientes para levar sua clínica para outro nível.
Se você esta nesse grupo, fique conosco e continue a leitura.
3 formas de captação de pacientes mais eficientes que marketing digital para dentistas
Veja bem, não estamos propondo aqui que você substitua as suas estratégias atuais de bate pronto pelas estratégias de captação de pacientes que sugerimos nesse artigo.
Marketing e captação de pacientes tem a ver com 20% de planejamento bem feito e 80% de execução muito, muito bem realizada.
E execução bem realizada implica dizer que é preciso aplicar o que se planejou, avaliar os resultados, corrigir erros, adaptar, melhorar e executar de novo, em ciclos ou ondas, sempre visando objetivos prévios.
Então, se sua clínica já passou pelo básico do marketing digital para dentistas e ainda precisa melhorar os seus números de captação de pacientes, se quer atingir outro nível, então deve considerar as atividades de captação que vamos listar a seguir.
Mas antes, uma palavra sobre o que consideramos como básico do conjunto de ações de marketing digital para dentistas focado em captação de pacientes:
Planejamento de marketing digital
Campanhas de geração de leads no Facebook
Campanhas de geração de leads no Instagram
Campanhas de geração de leads no Google
Campanhas de geração de leads no Linkedin
Campanhas de geração de leads com automação de e-mail marketing
Lives e webinars com captura de leads
SEO - Otimização do site da clínica para o Google
Perceba que nas atividades de marketing digital para dentistas acima, o foco não são ações de marketing institucional, como postagens em redes sociais ou videos bem produzidos para o IGTV ou Youtube.
Cerca 90% das clínicas que investem em marketing digital na odontologia ainda estão fazendo o bom e velho marketing tradicional usando o canal online. Eles focam em branding, em fortalecimento de marca e não em vendas.
O nosso foco sempre é em ações de marketing digital para geração de leads, ou seja, pessoas que vão pegar o telefone e agendar uma consulta.
Se sua clínica ainda não chegou nem nesse nível, ligue para nós e saiba mais sobre o que podemos fazer por você para captar leads para odontologia utilizando o marketing digital.
Agora, se sua clínica já tem uma boa performance fazendo marketing digital para captação de pacientes e mesmo assim suas metas ainda não são batidas, pense em investir nas seguintes ações de captação de pacientes:
01 - Captação de pacientes através de desenvolvimento de uma equipe comercial
Se você tem uma clínica odontológica e o seu faturamento já supera R$ 100.000,00 mensais, mas ela se encontra perto de um platô, ou seja, esse faturamento não continua ascendente e você já faz ações de marketing digital de performance, provavelmente esteja na hora de dar o próximo passo e criar uma área comercial.
Uma área comercial dentro da sua estrutura clínica pode começar de várias formas, a saber:
A - Terceirizando o desenvolvimento comercial para uma empresa especializada em captação de leads na odontologia;
B - Recrutando, treinando e remunerando um especialista em vendas;
C - Contratando representantes comerciais comissionados que vão ter seus ganhos atrelados a resultados.
Não vamos entrar nesse artigo no detalhe de cada um dos modelos, mas claro, cada um deles tem suas vantagens, suas particularidades e suas desvantagens.
Qual modelo de desenvolvimento comercial você deve criar na sua clínica? A resposta esta diretamente ligada as suas metas.
Veja, uma clínica que tem uma faturamento médio de R$ 100.000,00 / mês e pretende dobrar esse faturamento em 12 meses, deveria buscar um especialista em vendas e adequa-ló a sua estrutura, pois o nível e intensidade de participação desse agente será muito maior.
Já uma clínica que busca um crescimento mais residual ou gradativo pode se valer de empresas especializadas em captação de pacientes ou mesmo de representantes comerciais.
Mas, se você ainda não entendeu como um agente comercial vai atuar na sua clínica para captar mais pacientes, preciso explicar o que um representante comercial, vendedor ou captador faz. Veja só, as principais atribuições desse profissional:
Estudar o perfil da clínica, seus pontos fortes, fracos, seu mercado, seus concorrentes, as oportunidades e ameaças;
Criar um plano de vendas que inclua o perfil do cliente alvo, as metas de vendas, a carteira de serviços oferecidos, uma proposta de vendas.
Mapear o território de atuação da clínica, buscar empresas, clientes diretos, abrir contas, gerenciar e negociar com potenciais clientes.
Fazer a captação ativa de pacientes buscando criar canais de comunicação e relacionamento com o mercado local de atuação da clínica.
Etc;
Veja, o desenvolvimento comercial de uma clínica é uma ação de captação de pacientes ativa.
É muito aplicada em franquias de odontologia e também em grandes clínicas odontológicas que precisam ou buscam um volume alto de faturamento / lucro por cadeira.
Logicamente, para aplicar essa estratégia de captação de pacientes ativa são necessários alguns elementos fundamentais:
Pessoal de vendas qualificado;
Uma metodologia de captação de pacientes para odontologia;
Material técnico e de apresentação de apoio;
02 - Captação de pacientes por parcerias comerciais
O conceito de parceria comercial costuma ser completamente mal compreendido na odontologia e pelos empresários de odontologia em geral.
Parceria não é deixar um panfleto na recepção de um comércio próximo a sua clínica. Parceria é geração de negócios compartilhados.
Para que uma parceria funcione é preciso que dois empreendimentos tenham algumas similaridades, tanto na oferta quanto no público.
Dificilmente uma parceria entre uma imobiliária e uma clínica odontológica daria bons frutos. Isso acontece porque mesmo que o público de ambos empreendimento seja similar, digamos pessoas da classe B, as ofertas são muitos diferentes.
Já um salão de beleza que trabalhe com procedimentos de beleza faciais e uma clínica odontológica que disponibilize procedimentos de harmonização facial tem um mesmo campo de público e de oferta.
Em seguida a esse nivelamento de público e oferta, é preciso criar uma estratégia comercial concreta para geração de resultados para ambos parceiros.
Isso pode ser realizado de inúmeras maneiras, mas nunca na base da esperança e de forma passiva, esperando que o cliente de ambos os empreendimentos tomem uma ação.
Eles (os clientes), tem que ser levados de encontro a uma ação promocional promovida pelos parceiros. Como, por exemplo, a realização de um "Botox Day" na clínica odontológica com descontos especiais para os 50 principais clientes do salão parceiro.
Esse tipo de ação oferece uma oportunidade concreta e real de levar a sua proposta de serviço para um público já pré-qualificado que demonstra ter aderência ao tipo de tratamento oferecido na sua clínica.
Enfim, parcerias são uma das melhores formas de captar pacientes na odontologia desde que realizados da forma correta, ou seja, selecionando parceiros que tenham o público e nível de oferta semelhante ao do seu empreendimento e que, exista uma estratégia concreta por trás de cada ação de captação.
03 - Captação de pacientes através de feiras e eventos
É impressionante como 99,9% dos empresários de odontologia pensam "dentro de uma caixinha" e como isso limita os seus resultados financeiros.
Para captar pacientes para sua clínica odontológica, mais do que nunca, vai ser preciso inovar, sair da zona de conforto, buscar novas formas de atrair, converter e reter pacientes.
Se tudo o que você faz são postagens em redes sociais e anúncios patrocinados no Google Ads, sua vida vai ficar cada vez mais difícil.
Uma das melhores formas de captação de um grande volume de pacientes qualificados de uma única vez é a realização de eventos, feiras e palestras.
Recentemente, um de nossos clientes em Salvador realizou um congresso transversal com médicos, psicólogos e fisoterapeutas na capital baiana.
Fecharam uma sala para 350 pessoas de um hotel da capital baiana por um dia e oferceram o melhor conteúdo sobre um único tema: Pacientes da terceira idade.
Todos os profissionais que palestraram (médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) eram focados em atender esse público. Cada um deles contribuiu com a sua lista de clientes para que o o auditório lotasse.
No final, cada um dos participantes saiu de lá com uma lista de leads qualificados para ser trabalhada, e o mais importante: se tornaram autoridade perante o público que eles desejam trabalhar.
Eventos, feiras e palestras são excelentes oportunidades para captar pacientes para sua clínica odontológica. Se você não acredita, seu concorrente agradece...
Conclusão
Nós sabemos que o marketing digital na odontologia é uma realidade forte e que veio para ficar.
Mas, mesmo no marketing digital muitos empresários da odontologia ainda estão engatinhando. Esse artigo foi direcionado para você empresário da odontologia que já tem uma clínica com bom faturamento, já investe em marketing digital mas atingiu um platô e não consegue aumentar seus ganhos.
Oferecemos uma visão macro de 3 ações eficientes de captação de pacientes para clínicas odontológicas que você pode e deve implementar na sua clínica.
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