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3 formas de aumentar o número de novas avaliações e consultas na sua clínica odontológica


3 formas de aumentar o número de novas avaliações e consultas na sua clínica odontológica

Toda clínica ou consultório odontológica precisa manter um fluxo constante de atração de novos potenciais pacientes.


Invariavelmente, a porta de entrada de novos pacientes na sua clínica passa pela primeira consulta de avaliação.


Assim, parece lógico pensar que aumentando o número de primeiras consultas de avaliação, sua clínica terá mais oportunidades de fechar novos planos de tratamento, certo?


A venda de serviços de odontologia é realizada em etapas, pois primeiro sua clínica precisa estar no radar das pessoas que estão procurando por um serviço como o seu. Essa parte é resolvida com ações de marketing digital para odontologia.


Já a segunda parte da venda de um serviço de odontologia acontece quando o lead (potencial paciente) entra em contato com sua clínica, seja porque viu uma campanha publicitária ou porque foi indicado por um outro paciente.


Nesse momento, a venda aqui é do agendamento da consulta. O objetivo dessa etapa e convencer o potencial paciente a comparecer a uma consulta para avaliação.


Nessa etapa é preciso fazer um bom processo de qualificação dos leads que chegam das campanhas de marketing, ou seja, determinar com o maior grau de certeza possível se o lead tem o perfil da sua clínica.


Você não quer uma agenda cheia de pacientes que não tem o perfil da sua clínica, certo? Nessa etapa de qualifacação e convencimento de potenciais leads utilizamos scripts de abordagem, identificação de necessidades e análise do potencial paciente.


Todo nosso foco aqui deve ser dado em identificar quem tem urgência, necessidade e capacidade financeia do lead para pagar pelos serviços da sua clínica.


O processo de qualficação pode ser realizado por telefone ou mesmo por WhatsApp. Em nossa consultoria de marketing odontológico treinamos a equipe de atendimento para fazer essa triagem e agendar consulta com os pacientes com maior potencial de conversão.


Uma vez dentro da clínica é chegada a hora de colocar em prática todas as técnicas de excelência no atendimento para que o lead sinta confiança e perceba diferença entre sua clinca e demais concorrentes.


Bem, acredito que você já entendeu que a venda de um tratamento odontológico passa por fases, e que dificilmente, um lead que veio de marketing vai converter sem passar por uma abordagem pessoal de qualificação e posteria agendamento da consulta.


Tudo certo até aqui? Agora é hora de saber como aumentar o volume de novas consultas na sua clínica. Vamos lá!


3 formas de aumentar o número de novas avaliações e consultas na sua clínica odontológica


Se você não tiver novas avaliações todos os dias, dificilmente vai manter o fluxo de caixa saudável na sua clínica. Então, tente aplicar as técnicas abaixo para aumentar o volume de novas avaliações na sua clínica odontológica:


01 - Faça campanhas de captação de leads


Lembre-se, o marketing odontológico tem a função de mostrar sua clínica para o maior número possível de pessoas que buscam por serviços e tratamentos oferecidos na sua clínica.


Mas, não adianta captar um volume alto de leads que não tenham o perfil da sua clínica se eles não forem, de fato, qualificados para fazer um tratamento na sua clínica.


Busque a ajuda de uma agência de marketing odontologico profissional que possa segmentar bem os anúncios das suas campanhas de acordo com o perfil do seu público-alvo, determinar o volume necessário de investimento em propaganda para que os seus objetivos sejam atingidos.


Atualmente, existem dezenas de formas de atrair novos pacientes com ações de marketing digital ou offline.


Temos diversos artigos aqui no blog com estratégias de captação de pacientes utilizando marketing digital e também o chamado marketing tradicional. Termne a leitura desse artigo e depois leia os demais artigos recomendados.


02 - Tenha disponibilidade de agenda para novas consultas


Se você tem uma clínica com 5 dentistas, treine todos eles em um protocolo de atendimento de novos pacientes ou protocolo de primeira consulta.


Esse protocolo vai habilitar todo dentista da sua clínica a realizar uma primeira consulta independemente da sua especialidade.


O foco aqui é ter sempre algum dentista disponível para primeiras avaliações, pois o objetivo não é dar início ao tratamento imediatamente, mas fazer a "clinica girar".


Quando uma pessoa interessada em fazer um tratamento entra em contato com sua clinica, ter disponibilidade de agenda é um fator decisivo para a tomada de decisão.


Se o lead entra em contato e deseja marcar uma consulta o mais breve possível, e na sua agenda só existe a disponbilidade para a próxima semana, são grandes as chances deste potencial paciente ligar para a próxima clínica da sua lista de pesquisa.


Se sua clínica tem um volume alto de novos pacientes, considere deixar um clínica geral somente para fazer novos "orçamentos" no horário comercial da clínica.


03 - Não espere o paciente procurar sua clínica


Marketing é uma atividade fundamental para atrair novos pacientes, mas geralmente essa é uma forma passiva de captação de pacientes.


Você precisa investir em captação ativa de pacientes, seja fazendo palestras em sindicatos, associações, eventos online, etc.


É fundamental ter uma estratégia ativa de captação de pacientes. Cerca de 90% das pessoas que precisam de um tratamento odontológico não estão procurando ativamente por uma solução na internet.


Boa parte dessas pessoas vão tomar uma decisão de compra se forem abordadas ativamente.


Aqui na Senior ensinamos como montar uma departamento comercial para clínicas odontológicas que faz busca ativa de novos pacientes.


Mas, imaginando que você tenha apenas um pequeno consultório, a busca ativa ainda vale a pena.


Treinando sua secretaria e colocando os scripts certos nas suas mãos, ela mesma pode se tornar o seu "departamento comercial" buscando novos pacientes, especialmente entre aqueles que estão inativos a muito tempo na sua base de pacientes.


Resumo


Enfim, para encher sua agenda de novas avaliações é necessário investir em marketing para dar visibilidade e atrair potenciais leads. Mas, leads não são pacientes, por isso eles precisam ser qualificados, focando a sua atenção naqueles que tem maior chances de converter após uma avaliação.


Quanto mais avaliações, maiores as chances de fechar novos tratamentos. Para isso, utilize também ações de prospecção e captação ativa de novos pacientes.


Prepare a casa para receber novos pacientes. Crie um protocolo de atendimento de novas consultas e tenha sempre que possível disponibilidade em um horizonte de 24 horas do contato do lead para agendamento de uma avaliação.


Se você saber mais sobre nosso programa de mentoria para clínicas odontológicas entre em contato e fale com um de nossos consultores.



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