
A organização da sua clínica odontológica faz uma grande diferença não apenas para ajudar na rotina do dia a dia operacional, mas também para mudar a forma como os pacientes percebem sua clínica.
A organização gerencial traz uma série de benefícios”. A organização espacial do seu local de trabalho afeta como a maneira e a produtividade do próprio trabalho realizado. Um espaço de trabalho limpo, arrumado e organizado torna-se livre de distrações e ajuda a equipe a manter-se produtiva e focada nas tarefas que trazem valor para o paciente e para sua clínica. Se os pacientes encontrarem um consultório e um centro cirurgico desorganizados, eles podem se perguntar sobre a qualidade do atendimento que sua clínica oferece.
Uma clínica organizada entrega uma imagem de profissionalismo e permite que você sentir orgulho do seu trabalho. Você produzirá mais, terá menos estresse e será mais eficiente no atendimento das necessidades dos seus pacientes. Ser organizado é estar no controle da sua clinica!
É muito perceber ver quando algo é necessário, especialmente quando seus diversos consultórios são configurados de forma idêntica. Isso reduz o estresse da equipe porque eles podem identificar rapidamente se um item precisa ser estocado, se algum equipamento está danificado ou se falta algum tipo de insumo para o atendimento do próximo paciente. Além disso, não é um problema para a equipe se deslocar de uma sala para outra, o que permite que os pacientes sejam atendidos em tempo hábil.
Sendo organizado você garante que está enviando uma mensagem positiva aos seus pacientes, eliminando alguns das confusões e intercorrências que podem acontecer na clínica. Isso Reduz a frustração da equipe e facilita o foco nas necessidades dos pacientes, que deve ser sempre o centro das atenções.
A seguir vamos listar algumas estratégias para a utilização e organização do espaço da sua clinica que têm o benefício extra de ajudar os membros da equipe a estarem seguros e em conformidade com as normas de vigilância sanitária e também das boas condutas de atendimento ao paciente.
01 - Use caixas para preparar os instrumentos para as próximas consultas e transfira rapidamente os instrumentos sujos para a esterilização
Sempre existem situações inesperadas quando se atende um paciente. Por exemplo, você pode estar atendendo um paciente de manutenção periodontal e detecta um problema dentário inesperado exigindo novos procedimentos que demandam por sua vez outros insumos e equipamentos.
Durante essas movimentações operatórias não previstas, as caixas que fazem dupla função como veículos para preparação de instrumentos e limpeza rápida de instrumentos sujos serão seus melhores amigos. Empilhar rapidamente tudo o que precisa ir para a esterilização em uma lixeira é uma dica eficiente e facilmente reconhecível para toda a equipe de que a sala está pronta para ser desinfetada.
Dessa forma , quando chegar a vez de preparar o próximo paciente, sua ASB pode pegar a nova caixa de instrumentos preparada para o próximo paciente e entregá-la ao centro cirúrgico. Agora, tudo o que é necessário para o próximo paciente está convenientemente em um só lugar.
02 - Organize os insumos de alta rotatividade operacional
A rotatividade operacional requer uma enorme quantidade de produtos em todas as formas e tamanhos. Esses produtos precisam ser acessados muitas vezes em um determinado dia, tornando sua localização a chave para uma utilização bem-sucedida. Colocar todos os suprimentos em um só lugar no operatório e organizá-los de maneira eficiente para fácil recuperação aumentará a eficiência e diminuirá a quantidade de movimento necessária para limpar e configurar o operatório.
03 - Monte check-lists de pré-atendimento e pós-atendimento
Padronização é a chave de uma operação enxuta, lucrativa e organizada. Crie procedimentos bem claros do que sua assistente deve fazer antes do início do atendimento de paciente e o que ela deve fazer depois.
Normalize esses procedimentos operacionais junto à sua equipe, treine e supervisione a sua execução.
Nada passa mais segurança para o paciente do que uma equipe que sabe o que esta fazendo e o faz de forma padronizada e organizada.
Conclusão
A organização do espaço da sua clinica, a manualização de processos operacionais e a criação de check-lists organizacionais só trazem benefícios para sua clinica com economia de recursos, diminuição da dependência de pessoas e aumento da percepção de valor do seu trabalho pelos seus pacientes.
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