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3 erros que desperdiçam dinheiro na sua clínica


Saiba quais os erros que desperdoçam dinheiro na sua clinica médica ou odontológica
Saiba quais os erros que desperdoçam dinheiro na sua clinica médica ou odontológica

Médico, dentistas e outros profissionais de saúde estão sempre em busca de atualização ténica para entregarem o melhor resultado positivo para seus pacientes.


Essa atitude é excelente, porém, muitas vezes as demais áreas das suas clinicas não passam pelo mesmo processo de atualização e cuidados.


São vários os fatores que geram desperdício de dinheiro em uma clínica, mas nesse artigo, vamos abordar 3 erros de gestão que nem sempre são tão obvios assim para os gestores de clinicas médicas e odontológicas.


3 erros que desperdiçam dinheiro na sua clínica


Siga conosco e verifique se você comete um ou mais dos erros abaixo na sua clinica. Caso positivo tome cuidado, pois repetir com frequência os erros abaixo pode levar a prejuízos irreversíveis na sua empresa.


 

01 - Falta de padronização de processos


Uma empresa é uma coleção de processos. Processos, por sua vez, são um conjunto de atividades que precisam ser executadas com um objetivo que agregue valor para sua clinica e para seus pacientes.


São exemplos de processos:

  • Atendimento e recepção de pacientes;

  • Crédito e cobrança;

  • Adminstração da rotina administrativa;

  • Processos relacionados a biosegurança;

  • Processo de marketing e vendas

  • Gestão de pessoas.


Você não pode depender exclusivamente das atitudes de seus funcionários. É preciso que eles sejam orientados por condutas, protocolos e scripts.


A ideia aqui não é "engessar" e nem mesmo "robotizar" o trabalho realizado na sua empresa.


São vários os beneficios da construção de processos e rotinas para sua clinica:

  • Diminuição de erros;

  • Previsibilidade de carga de trabalho;

  • Melhor distribuição de tarefas;

  • Documentação e processamento eficientes;

  • Otimização dos processos comerciais;

  • Aumento da satisfação dos pacientes.


Mapear os principais processos da sua clinica, criar protocolos, treinar as pessoas e supervisiona-las levará sua clinica médica ou odontológica para um patamar que somente as empresas profissionais atingem.


 

02 - Contratar pessoas sem critérios


O processo de contratação de pessoal tanto técnico quanto de apoio nas clinicas médicas e odontológicas costuma ser um tanto quanto artesanal e amador.


Perceba que primeiro você define o cargo, as funções deste cargo, o nível de conhecimento profissional e o perfil comportamental de quem vai exercer o cargo para depois recrutar as pessoas certas.


Errar na contratação de funcionários gera custos, pois no Brasil, a legislação trabalhista gera encargos desde o momento zero de contratação, além do desperdício de tempo e energia em treinar uma pessoa que não vai ficar muito tempo na empresa.


Sabemos que existe um grande deficit de mão-de-obra qualificada no país, não sendo possível na maioria das vezes encontrar um "profissional pronto" no mercado, obrigando as empresas a subsidiarem treinamento e desenvolvimento dos funcionários.


Muitos empresários não querem investir no desenvolvimento dos seus funcionários por acreditarem que eles irão para outra empresa após obterem maior qualificação.


Esse é sem dúvida um risco que todo empresário corre, mas é mais perigoso para sua empresa não investir no desenvolvimento da sua equipe e ele permanecerem na sua empresa.


Lembre-se, sua equipe é tão responsável quanto você profissional de saúde pela apresentação e experiência de consumo do seu serviço pelos seus pacientes.


Não erre contratatando as pessoas erradas, em um processo seletivo bem feito na sua clinica. Nada gera mais desperdício do que trazer para a sua empresa pessoas erradas.


 

03 - Não ter um controle de estoque


Muitas clinicas de maior porte tem uma farmácia interna, ou no mínimo, um profissional responsável pelo ressuprimento de material de consumo e de equipamentos.


Ter um controle de estoque evita que compras sejam realizadas de última hora gerando custos de 30% a 70% maiores que as compras programadas com atencedência.


Por outro lado, estoque parada é dinheiro parado sem gerar rendimentos. Manter um grande estoque de determinado insumo sem um alinhamento com a previsão de vendas imobiliza capital que poderia ser usado para outras frentes como marketing e aperfeiçoamento de equipe.


Conclusão


São os erros de gestão que muitas vezes levam clínicas prósperas a se tornarem negócios inviaveis.


Se você entende que necessita de uma organização maior da sua clinica e de uma maior profissionalização do seu negócio, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão de clinicas.


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451


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