Parcerias são uma ótima forma de criar sinergias entre empresas que atendem o mesmo perfil de público-alvo, aumentar a visibilidade da sua clínica e o potencial de atrair mais pacientes qualificados.
Entretanto, antes de sair batendo de porta em porta a procura de novos parceiros comerciais para sua clínica, execute as 3 dicas abaixo para aobrdar parceiros comerciais para sua clinica.
3 dicas antes de abordar parceiros comerciais para sua clinica
Você quer captar mais pacientes através de parcerias. Siga o passo a passo abaixo antes de procurar novos parceiros comerciais.
1 - Não de trabalho ao parceiro
É fato. Todo empresário convive com uma rotina pesada diariamente. Eles tem atender clientes, gerir equipes, controlar estoques, pagar fornecedores, etc, etc.
A útlima coisa que um empresário deseja é ter mais uma lista de tarefas a fazer.
Portanto, quando for procurar parceriais comerciais para sua clinica, traga todo o trabalho opercional para o seu lado.
Isso envolve, descrever qual o programa de parceria você deseja implementar, o que vai fazer, quais ações você vai executar, quando vai fazer, assumir o custo de produção dos materiais promocionais,contratar a execução dessas peças promocionais e validar uma agenda possível com o cliente.
Enfim, deixe claro para o seu parceiro que você vai ser responsável por toda a operacionalização da parceria e em troca o parceiro vai abrir sua carteira de cliente, seu ponto de venda ou qualquer outro ativo que ele tenha e que possua valor para você comercialmente.
Não tente fazer parcerias dando trabalho para o parceiro. Seja prático, tenha um plano antes de buscar os parceiros comerciais para sua clinica.
02 - Demonstre sua autoridade
Nínguem quer fazer parceria com empresas de pouca representividade e falta de profissionalismo.
Nada pior do que tentar propor uma parceria com uma empresa e não ter nada de concreto para demonstrar.
Monte um site bem profissional, tenha uma boa presença na principal rede do seu seguimento, se possível, monte um portifólio com os seus melhores casos.
Você não vai propor namoro a alguém todo mal vestido e despenteado, vai? Pois é, de forma semelhante, no mercado entre empresas, cada parceiro precisa demonstrar ao outro que o que ele está trazendo para a mesa tem valor para seus clientes.
E ter autoridade sobre o seu campo de atuação é uma das melhores provas de que o parceiro pode confiar em você.
03 - Não bata de porta em porta, faça isso antes.
Agora que você tem um plano de parceria, entendeu a importância de ter uma fundação bem robusta que demonstre sua autoridade no seu campo de atuação, está na hora de buscar parceiros.
Mas, não saia batendo de porta em porta. Execute um mapeamento na sua região de empresas de diversos segmentos que atendem a um público-alvo semelhante ao seu.
Entre em contato por telefone e procure saber quem é o decisor ou gerente da empresa.
Uma vez identificadas essas empresas / decisores monte um roteiro de visitas para apresentar a sua proposta de parceria.
Quem deve visitar os potenciais parceiros? Se sua clinica já é estruturada com um bom fluxo de pacientes , provavelmente você terá alguém responsável pela área comercial ou um gerente administrativo.
Nesse caso, essa pessoa deve entrar em contato e buscar formar essas parceiras de negócios.
Se você está começando a sua carreira e não tem carteira de clientes vá você mesmo até os outros empresários, se apresente e demonstre seu projeto.
Estima-se que mesmo com o melhor mapeamento de potenciais parceiros, com um bom plano de parceira cerca de 60% dos prospectos rejeitaram sua proposta de parceira. E tudo bem.
Conclusão
Entenda, parceira não é deixar um panfleto na recepção de uma empresa. Parceira é uma relação ganha x ganha, onde o proponente oferece um plano a outra parte em que ambos vão sair ganhando alguma coisa.
Se você quiser formatar um programa de parcerias comerciais para aumentar a captação de pacientes qualificados na sua clinica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em gestão e marketing para o setor de saúde.
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