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3 atividades críticas para aumentar o faturamento e o lucro de clínicas odontológicas


Fatores críticos de sucesso para clínicas odontológicas
Fatores críticos de sucesso para clínicas odontológicas

Quais atividades aumentam o faturamento e lucro em uma clínica odontológica?


Sua clínica tem um bom movimento mas o faturamento é baixo? Você frequentemente perde pacientes para outras clínicas que tem um serviço inferior por causa do preço? Sua agenda de pacientes é bem movimentada, mas sua clínica não tem lucro?


Se sua resposta foi sim para ao menos uma das perguntas acima, talvez você esteja cometendo alguns erros na gestão da sua clínica odontológica.


Hoje queremos te ensinar as 3 atividades fundamentais para o aumentar o faturamento e o lucro de clínicas odontológicas.


Siga conosco!!


Fatores críticos de sucesso para clínicas odontológicas


Para que uma empresa, qualquer empresa, tenha sucesso no seu mercado de atuação, precisa observar 03 fatores críticos que vão determinar se o negócio irá bem ou não.


Vejamos abaixo cada um dos fatores críticos de sucesso para uma clínica odontológica.


01 - Segmentação e posicionamento de mercado

Segmentar o mercado da sua clínica odontológica
Segmentar o mercado da sua clínica odontológica

Um grande erro que 99% das clínicas odontológicas cometem é querer ser tudo para todo mundo.


Veja bem, as pessoas buscam especialistas, referência em uma área. Dificilmente uma clínica que faz de tudo para todo tipo de público se tornará a referência no seu setor.


A primeira atividade para aumentar o lucro e faturamento de clínicas odontológicas é segmentar o mercado de atuação.


Segmentar é escolher entre um público-alvo amplo, como por exemplo, homens e mulheres da classe C moradores da região da sua clínica, aquelas que tem mais propensão a comprar o seu serviço e serem mais felizes com os resultados.


As bases de uma boa segmentação de mercado na odontologia levam em conta além dos dados geográficos e demográficos, as características comportamentais das pessoas.


Claro, quanto mais você souber sobre os gostos, o problemas, os desafios e os desejos do seu público melhor será a segmentação do mercado para a sua clínica atuar.


Uma vez que você tenha clareza sobre o público que vai atender, é preciso, determinar qual a posição que sua clínica ocupará na mente das pessoas que fazem parte desse público.


Como você quer ser visto e lembrado? Como uma clínica popular? Como uma clinica de referência em qualidade na cidade? Como aquela que proporciona algum diferencial competitivo, seja em tecnologia, pessoas ou processos?


Posicionar a clínica acontece utilizando-se vários elementos: A localização do ponto comercial, sua identidade visual, o preço dos seus serviços, sua presença nas redes sociais.


Tudo é posicionamento. Quando você segmenta corretamente seu mercado e cria uma oferta de serviços atraente e que solucione dores e desejos desse mercado, o sucesso vem em forma de aumento de pacientes, faturamento e lucro.


02 - Defina o funil de vendas da sua clínica

Funil de vendas para clínicas odontológicas
Funil de vendas para clínicas odontológicas

Veja, toda empresa precisa ter um funil de vendas bem definido. Um funil de vendas na odontologia significa mapear toda a jornada do seu potencial paciente.


É preciso entender como ele procura por serviços como o seu, que tipo de critério analisa, como define a escolha de uma clínica, que tipo de atributos valoriza, onde ele busca essas informações. Enfim, funil de vendas representa a visão da empresa da jornada de compra de um consumidor.


Por exemplo, seu paciente tipico de ortodontia pode começar a sua jornada de compra pesquisando sobre tipos de aparelhos ortodônticos existes no Google.


Depois, ele pode começar a ver vídeos no Youtube de clínicas e dentistas que explicam os benefícios, aplicações e vantagens de alinhadores invisíveis.


Convencido de que precisa alinhar seus dentes e sensibilizado pelas informações que leu e ouviu, ele vai começar a buscar dentistas próximos a sua casa ou trabalho para ver quais as melhores opções.


Nesse momento ele voltará ao Google e encontrará sites de clínicas próximas a ele. Provavelmente ele entrará em contato por WhatsApp, chat ou e-mail pedindo mais informações.


De acordo com o que encontrar, com o nível de atendimento dado pelo pessoal de atendimento da clínica, formará sua opinião e acabará por marcar uma avaliação.


Perceba, toda essa jornada descrita acima aconteceu pela internet, mas poderia ser offline também.


É comum em locais populares e cidades do interior que o paciente escolha uma clínica simplesmente atraído por sua localização, fachada, etc.


O recado aqui é simples e direto: Entenda como, onde e quando o seu paciente alvo busca por informações sobre serviços como os oferecidos na sua clínica e quais os canais ele utiliza para fazer essa seleção.


Uma vez mapeado a jornada de compra do seu consumidor, será necessário montar um funil de vendas que envolva seleção de canais (Google, Facebook, Instagram, Site, Anúncios, etc.) para acompanhar e ajudar a converter o paciente por toda sua jornada.


Entender, mapear e criar um funil de vendas na odontologia é um fator crítico de sucesso para clínicas odontológicas aumentarem seu faturamento e lucro.


03 - Ter um processo de vendas bem definido

Processo de vendas para clinicas odontológicas
Processo de vendas para clinicas odontológicas

Entenda: Marketing atrai, vendas converte!


Muitos dentistas e proprietários reclamam que agências de marketing ou marketing em si não funcionam.


Reclamam que já investiram muito dinheiro em Google, Facebook e Instagram mas não tiveram retorno financeiro.


Nós acreditamos. É verdade que o Google, o Facebook ou a rede social da moda SOZINHA, sem uma ESTRATÉGIA nunca vai resolver o problema de captação de pacientes e o aumento do lucro de clínicas odontológicas.


O erro aqui é achar que o chamado marketing digital para dentistas ou mesmo uma agência de marketing para dentistas é capaz de converter os seus pacientes. Não é.


A conversão acontece dentro da sua clínica. E de novo, não acontece somente por você ter uma boa equipe de dentistas. Não é assim.


As vendas acontecem quando o cliente entende que a sua clínica tem a melhor oferta total, ou sejam, maior valor agregado que os demais concorrentes no seu mercado.


Isso só acontece se todos na sua clínica entenderem que desempenham fundamental papel na conversão e vendas.


Tenha um processo de vendas bem definido. Detalhe as operações que devem ocorrer desde a chegada do paciente à clínica, passando pelo atendimento clínico, apresentação do plano de tratamento e negociação.


Ter um processo de vendas envolve pessoas, tecnologia e fluxo de processo de trabalho. Faça o mapeamento do seu e aumente o faturamento e lucro da sua clínica odontológica.


Conclusão


Aumentar o faturamento e lucro é o objetivo final de todo proprietário de clinicas odontológicas.


O lucro é a remuneração do empreendedor pelo bom serviço prestado a comunidade. Ele que conduz a melhoria da própria clínica, seja investindo na estrutura, nos equipamentos, na busca de novos conhecimentos e na excelência da prestação de serviços ao cliente.


Além dos 3 fatores críticos de sucesso para clínicas odontológicas citados acima, existem outros 7 fatores que aplicados em conjunto vão mudar sua clínica de patamar.


Quer saber mais? Quer aumentar o faturamento da sua clínica? Deseja elevar o lucro da sua clínica em níveis consistentes? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para odontologia.


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