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3 ações que você deve fazer antes de investir em marketing digital na odontologia

Não invista em marketing digital na sua clinica sem antes ler esse artigo
Não invista em marketing digital na sua clinica sem antes ler esse artigo

Você já deve ter lido dezenas de artigos e assistido a centenas de vídeos sobre a importância do marketing digital na odontologia, certo?


De fato, com o crescente número de brasileiros acessando redes sociais, fazendo buscas por serviços e produtos na internet, é bem provável que o seu cliente faça parte desse universo da internet também.


Mas, diariamente dentistas e outros profissionais de saúde nos perguntam: Vale a pena investir em marketing digital para divulgar minha clinica ou consultório?


E a resposta pura e simples é sim! Mas, não antes de tomar as seguintes atitudes:


 

01 - Identifique corretamente o seu público-alvo


O marketing digital usa ferramentas que permitem que você atue muito mais como um atirador de elite ou sniper, do que como um guerrilheiro como o "Rambo" que dispara milhares de tiros a esmo na tentativa de acertar seu alvo.


Para que o marketing digital na odontologia traga os resultados que você espera é preciso identificar claramente o perfil do seu cliente ideal.


Já falamos bastante sobre a definição do perfil ideal do seu paciente. Você precisa colocar em uma folha de papel as características demográficas e psicográficas do seu melhor tipo de paciente.


Não existe essa de clinica odontológica que atende "a todo mundo". Todo mundo é um público que não existe.


Você pode criar seu tipo de perfil de cliente ideal por comportamento social, por tipo de tratamento e a até mesmo cruzando ambas informações.


Só não parte para fazer marketing digital na sua clinica sem antes definir muito claramente o perfil do seu paciente ideal.


É que sabendo QUEM, você começa a descobrir O QUE atrai esse tipo de pessoa. O que ela valoriza e o que ela não dá a mínima.


Por favor, quando contratar um especialista em marketing para dentistas ou agência de marketing digital para dentistas, preste atenção se eles dedicam pelo menos 50% do seu tempo no planejamento do perfil do seu paciente ideal.


Se você erra no perfil do paciente ideal, vai errar tudo a seguir e ai não existe ferramenta de marketing digital que dê jeito.


02 - Acerte na precificação


Sabe o que é pior do que não ter pacientes para vender seus serviços? É ter pacientes que pagam o preço errado pelo seu serviço.


Veja, o preço é uma combinação de 4 fatores:

  • Custos Fixos

  • Custos Variáveis

  • Despesas

  • % de lucro


Saber calcular o preço correto e qual a margem de lucro que cada tratamento vendido deixa para a sua clinica é FUNDAMENTAL.


Quantas e quantas vezes vamos prestar consultoria de marketing para dentistas que já está investindo em marketing digital na odontologia e eles continuam tendo prejuízo!


Isso acontece porque as clinicas não tem um conceito claro de precificação. Geralmente eles olham para o mercado e observam quantos os concorrentes estão cobrando.


Isso é um erro fatal. Investir em marketing digital na odontologia e vender mais pelo preço errado é simplesmente uma forma de drenar o caixa da sua clinica mais rápido e de forma mais cruel.


Você trabalha, trabalha, trabalha e no final não vê lucro. Já passou por isso? É amigo(a), você está errando no preço (também)...


 

03 - Nivele suas expectativas


Nada na vida de uma empresa, seja um consultório odontológico com uma cadeira ou uma rede de clinicas odontológicas com várias unidades deveria acontecer sem um nivelamento de expectativas.


Quem navega sem metas pode encalhar ou mesmo afundar sua empresa a qualquer momento.


Metas são diferentes de objetivos ou sonhos.


Exemplo de um sonho: Quero aumentar meu faturamento em 50%


Exemplo de uma meta: Quero aumentar meu faturamento de pacientes de reabilitação oral em 50% ao longo dos próximos 24 meses. Para isso, vamos investir de forma crescente 10% do nosso faturamento bruto em ações de captação de pacientes com posts impulsionados no Instagram, divulgação paga no Google Ads, e marketing de conteúdo com um canal alimentado 2 x por semana no Youtube.


Percebe a diferença? Uma meta é algo tangível que você pode quantificar. Já um sonho, bem, é só um sonho...


Outro pronto importante a ressaltar é que você precisa entender que as coisas não acontecem do dia para a noite no marketing odontológico.


Eu sei, você já deve ter visto muitos "gurus de marketing para dentistas" prometendo "bombar" sua agenda com apenas um pequeno investimento em propaganda da sua clinica.


Amigo(s), entendam, no mundo dos negócios existe uma máxima que diz: "Você precisa gastar para ganhar".


É assim quando alguém abre uma concessionária de veículos, quando alguém investe em uma franquia da MC Donalds e, também é verdade, para o caso da sua clinica.


Invista tempo e dinheiro de acordo com o necessário para atrair o volume de pacientes que você precisa.


 

Conclusão


Muitos profissionais de odontologia tem buscado cada vez mais entender, aprender e aplicar os princípios do marketing digital para dentistas.


Isso é ótimo, mas você deve buscar arrumar sua casa antes mesmo de pensar em investir qualquer tipo de ação de marketing para divulgar sua clinica.


Marketing digital na odontologia é apenas uma ferramenta de um composto de ações que juntas vão tornar sua clinica prospera.


Marketing digital na odontologia não faz milagres.


Se você que conversar com um especialista em marketing para dentistas, entre em contato e converse com um de nossos consultores.


Senior Consultoria em Marketing

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


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