Se você tem um excelente serviço mas ninguém te sabe que sua clínica ou consultório existe você tem um problema.
Visibilidade é a regra número 01 do mundo dos negócios. Não basta ser bom no que você faz é preciso que as pessoas que compõem o seu público-alvo saibam disso.
Então, baseado em nossa experiência prestando serviços de consultoria de marketing para dentistas nos últimos 20 anos, preparamos abaixo 3 ações de marketing odontológico que você pode fazer para dar mais visibilidade para sua clínica. Vamos lá!
01 - Aumente seu braço comercial sem investimentos
Procure parceiros comerciais na sua região. O primeiro ponto é entender claramente QUEM é o perfil do seu cliente.
Muito seguramente no seu bairro, na sua cidade (para pequenos municípios) existem outros profissionais e empresas de ramos diferentes e complementares ao seu que buscam atender o mesmo perfil de pessoas.
Você pode ampliar e muito a visibilidade comercial da sua clínica ou consultório fazendo parcerias concretas com essas pessoas / empresas.
Mas nada daquele "posso deixar meu cartão / panfleto no seu balcão?" Isso não dá resultado nenhum.
Faça uma parceria ganha-ganha com seu potencial parceiro. Por exemplo, se você trabalha com ortodontia porque não buscar parcerias com outros dentistas que trabalham exclusivamente com cirurgias?
Mas não se restrinja a profissionais da sua área. Procure clínicas médicas, fisioterapeutas, cursos de idiomas, salões de beleza, qualquer lugar que o seu perfil de cliente frequente e pense em formas de fazer parcerias concretas onde o cliente de um ganha ao contratar o serviço de outro.
Estabeleçam ações de comarketing em conjunto. Abra espaço na sua clínica para workshops, dias de palestras e ações promovidas em conjunto com o seu parceiro. Da mesma forma, aproveite o espaço do seu parceiro para dias de campanhas de conscientização da saúde bucal, palestras e qualquer outra forma de mostrar sua marca para seu público-alvo.
02 - Invista em divulgação online
Com mais de 100 milhões de brasileiros conectados à internet é bem provável que seu paciente alvo esteja na internet.
Ter um site com informações claras sobre o seu serviço, qual o seu diferencial e uma motivação objetiva para atrair o seu paciente é fundamental hoje em dia.
Mas um site sozinho não vai conseguir gerar marcações de consultas. É preciso ter uma estratégia de marketing odontológico por trás do site.
Tenha uma página específica para cada tipo de tratamento que você oferece na sua clínica. Explique claramente qual o benefício que o paciente ganha ao contratar o seu serviço.
Não economize nessa fase contratando a agência de marketing odontológico mais "baratinha" ou pior ainda, deixando esse importante trabalho nas mãos do seu "sobrinho" que entende tudo de internet.
03 - Participe de associações comerciais
Nós recomendamos fortemente que você procure a associação de empresários da sua região, da sua cidade, do seu bairro, se inscreva e participe ativamente das reuniões e eventos que ela promover.
Fomentar o network é fundamental. Estar presente e se fazer presente na sua comunidade é a melhor forma de ser lembrado como "a referência" no tema odontologia na sua região.
Conclusão
A grande maioria dos dentistas proprietários de consultórios e clínicas odontológicas dedica 70% do seu tempo ao atendimento clínico dos seus pacientes, 20% ao seu desenvolvimento profissional e apenas 10% ao desenvolvimento do seu negócio.
Inverta essa equação e passe a dedicar boa parte do seu tempo ao desenvolvimento comercial da sua clínica.
Lembre-se, a atividade técnica você sempre poderá terceirizar, mas o desenvolvimento gerencial e comercial da sua clínica nunca vai poder ficar nas mãos de outra pessoa que não seja o dono.
Quer saber mais sobre como divulgar sua clínica odontológica? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa consultoria de marketing para dentistas.
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