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3 ações de marketing digital para médicos

Atualizado: 2 de mar. de 2020


Marketing digital para medicina
Marketing digital para medicina

Uma das principais atividades que todo consultório ou clínica médica precisa desenvolver é a de atrair pacientes.


Claro, oferecer um excelente atendimento na clínica, dominar sua área de conhecimento são básicos e fundamentais. Mas essas atividades só vão acontecer se houverem pacientes.


Tudo isso parece obvio, mas a cada 10 consultórios e clínicas médicas 9 não tem um processo de marketing médico estabelecido.


Sem investir em ações de marketing médico dificilmente novos pacientes tomaram consciência da existência da sua clínica e muito menos marcarão consultas.


Nós últimos anos tem crescido a procura dos médicos por atividades do chamado marketing digital na medicina.


É importante frisar que esse é um termo de certa forma equivocado, já que não existe marketing digital, o que existe é marketing e pronto. Digital é apenas o canal utilizado para fazer parte das atividades de marketing que são aquelas voltadas a promoção e comunicação de uma clínica médica.


Aliás, antes de entrar no tema propriamente dito desse artigo que é sobre marketing digital na medicina, você precisa entender o que é e para que serve o marketing na medicina:


Marketing na medicina tem a função de entender, atender e superar expectativas, necessidades e desejos de um grupo específico de pacientes de uma forma lucrativa para os profissionais de saúde.


3 Ações de marketing digital para médicos


Bem, agora que você já entendeu que o marketing é uma função de negócios que visa atender necessidades e retornar em pacientes satisfeitos e lucratividade para o seu consultório ou clínica médica, aprenda 3 ações de marketing digital para médicos que você pode começar a aplicar no seu consultório ou clínica. Vamos lá!


01 - Trabalhe sua lista de pacientes


Se você já está clinicando há algum tempo, provavelmente já atendeu centenas, as vezes milhares de pessoas.


Essas pessoas tem informações gravadas no seu sistema de atendimento ou mesmo em fichas manuais.


Se você não está mantendo uma comunicação ativa com elas está perdendo a oportunidade de novamente atende-las na sua clínica. E também os parentes dela, seus amigos e conhecidos.


Atualmente com as ferramentas digitais é muito fácil fazer ações de marketing digital médico que faça com que sua comunicação com sua carteira de pacientes se mantenha fluida.


Você pode criar uma newsletter mensal e disparar via e-mail, WhatsApp ou SMS para seus pacientes.


Essa newsletter pode ser de vários formatos. Desde um vídeo que você ou alguém da sua equipe médica (no caso de clínicas) grave sobre um assunto interessante do seu campo de atuação.


Podem ser também artigos curtos que são disponibilizados no blog do seu site e o link enviado por WhatsApp ou e-mail e até mesmo SMS.


Aqui na Senior já atendemos várias clínicas médicas que já estão implementado essa técnica de marketing digital médico e tendo excelentes resultados na forma de retornos de pacientes, indicações e mesmo novos pacientes que acabam chegando na clínica porque de alguma forma foram impactados por esse conteúdo que foi compartilhado.


Aliás, esse é um ponto importante. Se você gravar, escrever e disponibilizar informações sobre a sua área de conhecimento que sejam interessantes para o seu público-alvo, com certeza absoluta ele viralizará.


Então, uma ótima estratégia de marketing digital para médicos para ganhar mais visibilidade e atrair mais pacientes é trabalhar sua base de dados atual nutrindo-a com bons conteúdos informacionais.


Se você não tem tempo para produzir esses conteúdos (textos, vídeos, etc.) pode terceirizar a produção para agências de marketing digital para médicos que atualmente contam com equipes com profissionais especializados em produção de conteúdo voltado para medicina.


02 - Google Ads


Essa é uma estratégia de marketing digital para medicina que se aplica a quase todo tipo de especialidade médica e que tem por característica trazer resultados rápidos.


O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Não vamos entrar nos detalhes do funcionamento da ferramenta aqui já que existe amplo material na internet sobre o tema.


O que você precisa saber é que basicamente você paga para que o Google mostre anúncios da sua clínica para pessoas que já estão lá no Google procurando por profissionais e clínicas que oferecem serviços como o seu.


É uma estratégia de marketing digital na medicina de "tiro rápido". Você paga hoje o boleto do Google e amanhã seus anúncios já estão aparecendo.


Porém, existe uma ressalva. Em grandes cidades e para especialidades muito concorridas o custo a ser pago por cada lead (pessoa que clica no seu anúncio) costuma ser alto.


Isso acontece porque o Google Ads obedece a lei da oferta e da demanda. Se você é um cirurgião-plástico em uma cidade do interior de Pernambuco talvez não tenha tantos concorrentes, mas esse cenário é bem diferente na capital de São Paulo.


De qualquer forma, o Google Ads não deve ficar de fora da caixa de ferramentas de marketing digital para médicos em qualquer estratégia cujo foco seja captar mais pacientes qualificados.


Apenas atente-se para a escolha das palavras-chave ou termos que pretende anunciar.


Palavras-chave muito amplas como "dermatologia", "cirurgia-plástica" são muito procurados e ofertados tornado o custo de cada novo lead muito caro e proibitivo,


03 - Youtube


Você sabia que o Youtube é o segundo site mais acessado do mundo só perdendo para o próprio Google?


Pois é, vídeos são muito bons em uma estratégia de marketing digital na medicina porque eles permitem atingir rapidamente um grande número de pessoas que está procurando por uma determinada patologia ou tratamento.


Criar um canal no youtube é gratuito. Porém, criar um bom canal no Youtube exige que sejam criadas pautas de gravação, ou seja, antes de ligar a câmera, que pode até ser a do seu celular e sair gravando, é necessário definir o que vai ser falado.


Muita gente tem vergonha de aparecer na frente das câmeras e isso é plenamente aceitável.


Porém, se você chegou até aqui é porque está buscando formas de aumentar a captação de pacientes na sua clínica e para conseguir isso precisa sair da sua zona de conforto.


Agora, se você tem zero de empatia com a câmera e não quer aparecer,você pode criar apresentações em powerpoint e narra-las.


Essas apresentações podem ser transformadas em vídeos e disponibilizadas no Youtube como videoaulas.


Mas, não se engane, as pessoas adoraram ver e interagir com profissionais de saúde.


Existem canais de profissionais de saúde no Youtube com milhões de seguidores e esses profissionais estão colhendo os frutos do seu pioneirismo.


Conclusão


Para ter sucesso com marketing digital na medicina é preciso ter uma estratégia antes de sair gastando dinheiro.


Nada de pensar que marketing digital na medicina são ferramentas. Ferramentas como o Google, o Facebook e o Instagram são a ponta final.


É necessário antes das ferramentas ter uma estratégia de marketing digital para medicina.


Se você quer investir em marketing digital na medicina, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em marketing médico.


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