top of page
Sênior Marketing

Como o marketing médico funciona


A sociedade moderna sofre forte influência do desenvolvimento da tecnologia e do excesso de informação disponível a seu alcance.

A medicina sempre foi uma ciência de difícil entendimento para boa parte da população e o surgimento da internet e a proliferação dos meios de comunicação móveis como celulares e tablets podem ser ou não aliados dos médicos, tanto para educação da população como para captação de pacientes.

O marketing médico

Com a mudança de comportamento da população motivada pelo acesso amplo à informação, nem sempre de qualidade, os médicos de várias especialidades estão percebendo que é preciso participar ativamente dessa "conversa" que acontece na internet e em especial nas redes sociais.

Falamos em participar ativamente, porque mesmo aqueles profissionais mais refratários a prática do marketing na medicina estão sendo seriamente afetados por ele. De fato, não participar do que acontece em torno da medicina na internet não é uma opção. A conversa acontece e mentiras e distorções nem sempre contestadas tornam-se verdades absolutas prejudicando a pratica médica de profissionais sérios.

Nesse sentido, o marketing médico tem basicamente 3 funções:

1 - Informar

Tornar claro para um público de interesse que o profissional existe, qual sua formação, quais os serviços prestados e onde.

2 - Educar

Aqui esta a maior oportunidade que os profissionais de medicina tem à sua disposição. Com a já citada proliferação de canais digitais de alta penetração nas diversas camadas da população (somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso a internet), usar a internet e seus diversos canais como forma de educar os pacientes, atuais e futuros, é uma oportunidade de ouro.

Todo mundo sabe que paciente educado compra melhor. "Comprar" aqui não tem o sentido pejorativo de venda, como no varejo, mas sim no sentido da valorização do serviço médico, tão combalido atualmente pela presença massiva dos planos de saúde que pagam honorários aviltantes e fazem os profissionais trabalharam cada vez mais para ganharem cada vez menos, sobrando pouco tempo e dinheiro para investir na sua contínua e necessária formação.

Os médicos podem e devem usar o marketing na medicina como uma ferramenta que ensina aos seus pacientes sobre as patologias, formas de prevenção, tratamentos e sobretudo demonstram com isso seu conhecimento, se posicionando como autoridade no seu segmento de atuação perante a quem mais interessa: os pacientes.

São várias as formas que o médico pode utilizar para educar seu paciente: vídeos, artigos, e-books, etc. Um boa assessoria de uma empresa de marketing para médicos pode e vai ajudar nesse trabalho, traçando as diretrizes e linha mesta do trabalho que precisa ser considerado como um investimento de retorno a médio e longo prazo.

3 - Promover

Existe toda uma legislação produzida pelo CFM que trata sobre publicidade médica. Pois bem, a publicidade e propaganda médica deve ser entendida como um subcapítulo ou uma especialidade dentro do marketing médico.

É a parte do marketing médico que torna visível o serviço do profissional, evidenciando-o de forma correta para as pessoas que mais lhe interessam.

São ferramentas de promoção de marketing médico: relações públicas, assessoria de imprensa e o marketing de relacionamento. Cada uma com seu escopo e técnicas que ajudam o profissional de medicina a atrair o tipo de paciente que mais lhe interessa: aquele que tem interesse pelo seu trabalho, autoridade para contrata-ló e condições financeiras para pagar por seus serviços.

Conclusão

Marketing para médicos não é uma forma de enganar os pacientes e também não se aplica a todos os profissionais indistintamente.

Para que o marketing médico funcione corretamente é necessário que aja uma fase de um estudo de quem é o paciente alvo desejado pelo profissional, o que o médico tem de diferencial para oferecer e o uso dos melhores canais de informação, para de forma estruturada, informar, educar e promover o profissional e seu consultório / clínica perante seu público de interesse.

Se você é médico e precisa de assessoria de uma empresa séria de marketing médico, entre em contato conosco e converse com um consultor especializado em marketing na medicina.


Sr. Site / Sênior Marketing

bottom of page