Atuar em odontologia hoje em dia e ter destaque não é fácil. Ter uma boa formação acadêmica já não garante uma cliente farta e um consultório lucrativo.
Com excesso de oferta profissional e um cenário recessivo economicamente, os dentistas estão se dando conta de que são necessários outros elementos além do seu repertório tradicional para atuarem com sucesso no mercado atual. Um desses elementos é o marketing odontológico.
Mas, infelizmente agências de marketing e até alguns dentistas percebendo a falha na formação dos seus colegas de profissão, se tornaram pseudo-gurus de marketing odontológico e tem ensinado em cursos e palestras algumas receitas e fórmulas para ter "bastante sucesso no seu consultório".
Nada mais ilusório e o resultado nos podemos comprovar dia a dia, nos emails e ligações que recebemos de profissionais de odontologia interessados em nossa consultoria de marketing para dentistas, grande parte deles oriundos dos mais diversos cursinhos de marketing para dentistas. Alguns traumatizados e acreditando mesmo que são incapazes de fazer a coisa certa, pois afinal, se existem "tantos depoimentos espontâneos de outros dentistas" cujas vidas e consultórios mudaram depois de fazerem o tal cursinho, ele, coitado, só pode ser um ignorante!
Nada mais fantasioso. Na vida real meus caros, marketing odontológico é bem mais complexo que uma página no Facebook e outra no Instagram repleta de posts bonitinhos impulsionados por uma verba sem fim e sem retorno.
O verdadeiro marketing para dentistas que funciona
Temos insistido e vamos continuar insistindo que marketing não é publicidade e propaganda. Marketing não é compra de espaço em canais de mídia. Seja essa mídia offline (jornal, revista, rádio, etc) ou online (Google, Facebook, Instagram, etc). Marketing dental também não é tentar iludir ou vender algum tipo de tratamento que o paciente não necessita. Marketing para dentistas não se trata também de fazer branding, ou seja, de tornar uma marca conhecida.
Preste atenção: Marketing odontológico é uma filosofia de gestão
Marketing é estratégia de preço;
Marketing é público alvo;
Marketing é comunicação;
Marketing é promoção;
Marketing é atendimento;
Marketing é organização e layout;
Marketing são rotinas administrativas;
Marketing é gestão de pessoal;
Marketing é satisfação de clientes;
Marketing na odontologia é colocar o cliente no centro da sua clínica. De verdade. Não somente em um slogan na parede. É definir o horário de atendimento de acordo com o desejo do seu cliente, as formas de pagamentos que interessam ao seu cliente, a tabela de preços dos procedimentos que o cliente pode pagar, a estrutura da clínica que agrada aos olhos do seu cliente. Se você não consegue fazer isso, então estará fora do mercado, porque alguém com mais capacidade (financeira, estratégica, operacional) vai fazer. Isso é certo.
O marketing na odontologia que funciona é aquele que é pensado de forma integral. É quando o funcionário não enxerga o paciente como um estorvo. Quando o dentista não fica chateado com uma reclamação. Pelo contrário, agradece, aprende, melhora.
Não existe marketing odontológico que resolva os problemas de uma clinica ruim. Muitos dentistas tem caminhado o caminho mais fácil, aquele que é vendido como solução mas que só leva a frustração. O dentista tem sido doutrinado a pensar que marketing odontológico é fazer o combo: Site + Página no Facebook + Página no Instagram + Publicação de Conteúdo. Eu sei que te ensinam isso e que você não tem resultado nenhum ou próximo de zero. Sabe por que? Porque como você viu mais acima, isso não é marketing!!
Se você já fez cursinhos online, aplicou seu dinheiro no Facebook + Instagram, ou esta perdido sobre com fazer marketing para sua clínica que dê resultados de verdade, entre em contato conosco e converse com um consultor de dentistas especializado em marketing para dentistas.
Você vai se surpreender ao ver que existe sim marketing que da resultados.
Sênior Marketing