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O que é o marketing médico e como ele pode ajudar na sua carreira


Muito falado e pouco compreendido o marketing é uma ciência relativamente nova se comparada a medicina, por exemplo.

Entretanto, como ciência o marketing avança rápido visto que as necessidades humanas evoluem diariamente, em velocidade e quantidade nunca antes vistas.

A sociedade capitalista esta organizada em torno do consumo. Essa é uma constatação e goste você ou não, como profissional de saúde esta inserido no meio desse contexto.

Mas o que vem a ser marketing médico? Por que o médico deve se preocupar com o marketing? Como utilizar o marketing na medicina? Sendo casado com uma médica há mais de 17 anos e convivendo diariamente com muitos profissionais da área, posso constatar o quanto o marketing é mal compreendido e por consequência mal utilizado.

Isso é resultado direto da lacuna deixada pelas universidades na formação desse profissional e também pela mídia em geral, formada geralmente por falsos "gurus" que se auto intitulam "especialistas em marketing médico", mas são no fundo conhecedores rasos do conceito de marketing médico e quanto muito entendidos de ferramentas, como redes sociais e motores de busca como o Google.

Marketing nada mais é do que a satisfação de necessidades e desejos de um grupo específico de pessoas ou empresas. Esse conceito simples se bem assimilado por um profissional de medicina demonstra que o marketing vai de encontro direto com o ofício do médico.

Veja bem, o médico tem como finalidade primordial atender a uma camada da população, ou a certos indivíduos na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças. Cada profissional, entretanto, deve dedicar sua prática medica a um determinado público, aquele que pode ser melhor atendido pelo seu nível de conhecimento e que também dê o maior retorno financeiro e satisfação financeira para o profissional.

Claro, todo profissional e o médico não é diferente, ao abrir seu consultório ou clínica, deve procurar o lucro. Logicamente que de forma ética e responsável, mas sempre buscando o delicado equilíbrio entre a prática médica e a sustentabilidade e rentabilidade do seu consultório ou clínica. Afinal, é o lucro que permite que o médico esteja constantemente se aprimorando como profissional, investindo no seu consultório / clínica, equipamentos, equipe, etc.

E é exatamente nesse ponto que o marketing pode ajudar...

Segmentação e posicionamento de mercado

Marketing é toda uma disciplina e não é objetivo desse breve artigo esgotar o assunto, mas sim despertar no profissional de medicina o interesse pelo tema marketing médico.

Dois conceitos fundamentais de marketing que todo profissional de medicina deve entender se quiser ter algum benefício com a utilização do marketing na medicina: segmentação e posicionamento.

Segmentação é escolher. Um cardiologista, por exemplo, deve escolher se dentro da sua especialidade vai atender a pessoas idosos, ou se vai focar em crianças. Ainda deve determinar se seus esforços serão direcionados para atender os pacientes de determinada classe social (A, B, C, etc), de uma certa região geográfica, (um bairro, uma microregião ou cidade), além do comportamento dessas pessoas (procuram o médico quando estão doentes, pacientes que buscam a prevenção, etc).

Já o posicionamento ter mais a ver com a forma como o médico quer ser visto e reconhecido perante seu segmento de mercado: o de maior conhecimento, o que atende em horário mais abrangente, o que tem os melhores equipamentos e instalações, o melhor preço, a maior cobertura de planos de saúde, etc.

O marketing médico é portanto uma mescla de três elementos que são colocados à disposição do profissional de saúde que bem combinados entre si vão potencializar as chances de que seu consultório tenha maiores chances de atrair bons pacientes particulares. São eles:

Mercado = o conjunto de pessoas com determinado conjunto de características psicográficas que juntos formam um mercado alvo.

Mensagem = A forma como o médico vai se comunicar e se posicionar com e perante o público alvo.

Meio = Os canais de comunicação que o profissional utilizará para levar sua mensagem até o seu público alvo.

Conclusão

Como o leitor pode observar o marketing médico nada mais é que conhecer, entender e atender as necessidades de um grupo bem específico de pacientes, tornando vantajosa a relação tanto para o profissional de medicina quanto para o paciente.

Se você precisa de ajuda para criar uma estratégia de marketing médico para seu consultório ou clínica, marque uma conversa com um consultor de marketing médico especializado da Sênior Marketing.

Sênior Marketing

Marketing para médicos

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