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Como fazer propaganda para dentistas


Muito bem, você montou seu consultório e agora precisa ter o mais importante: pacientes! Como você já deve saber, captar pacientes na odontologia não é simples. Ainda mais em um cenário tão restritivo como o que vivemos no Brasil atualmente.

As pessoas literalmente estão fugindo das despesas extras e como a odontologia no Brasil não é vista como um investimento e sim como uma despesa, por boa parte da população, é preciso criatividade e investimento em propaganda para captar pacientes na odontologia.

É exatamente sobre isso, captação de pacientes que vamos falar nesse artigo. Como divulgar sua clínica? Qual a melhor estratégia? De fato, não existe uma resposta padrão, nem uma fórmula pronta. Apesar de alguns "gurus" tentarem e faturarem bastante vendendo cursinhos na internet com algumas fórmulas enlatadas, o fato é que, na prática, você vai ter que adequar os meios de propaganda de acordo com o seu público alvo, o perfil da sua clínica ou consultório e a sua verba de propaganda disponível.

Uma vez que você tenha bem definidos os elementos acima, tenta alguns dos canais abaixo que já são bem aceitos no meio da odontologia para divulgar serviços de odontologia, mas sempre respeitando as diretrizes do seu conselho regional de odontologia:

1 - Esteja online

Ter um site não é mais questão de opção. É uma obrigação. Já somos mais de 100 milhões de brasileiros conectados na internet e mesmos nos rincões mais distantes do nosso imenso país o acesso à internet já existe e as pessoas já fazem uso dela diariamente para buscar por serviços de odontologia.

Crie um site que além das informações básicas sobre seus serviços, localização da clínica, formas de contato, tenha também um blog onde você possa educar seu paciente com informações sobre doenças bucais, tratamentos e também com novidades sobre sua clínica e notícias da área que interessam ao paciente.

Lembre: paciente bem educado compra melhor.

2 - Redes Sociais

Ok. É um pouco chavão repetir que você deve estar nas redes sociais. Não basta estar nas redes sociais de qualquer forma. Também não basta somente produzir conteúdo relevante e útil. Opa, então o que tem que fazer? Tem que ser diferente. Tem que engajar a audiência, tem que movimentar, tem que fazer a pessoa que curtiu a página pegar o telefone e ligar marcando uma consulta. Simples? De jeito nenhum! Por isso, recomendo procurar uma boa consultoria de marketing odontológico que possa ajuda-lo nessa tarefa.

3 - Tenha um departamento de vendas diretas

Departamento? Poxa mas eu trabalho sozinho no meu consultório! Sério? Esse modelo esta fadado a sumir...mas esse é tema para outro post...

De fato, nem todo mundo esta procurando ativamente por serviços de odontologia na internet. Essa é outra mentira que agências de marketing digital estão contando para você. Sinceramente, eu não estou nesse momento interessado em procurar um dentista. Enquanto redijo esse texto tenho 5 companheiros sentados ao meu lado no escritório. Pergunto a eles se algum deles esta interessado em procurar um dentista nesse momento...nenhum deles esta...

Acontece que odontologia é demanda negativa. Ficar esperando passivamente que as pessoas venham até você é uma má ideia. É preciso ir atrás das pessoas. Para isso é preciso ter uma estratégia ativa de vendas. Uma das formas de publicidade da sua clínica ou consultório é atráves de um propagandista que faça a divulgação da clínica de forma profissional e ética junto ao público de interesse da clínica.

De fato essa é a melhor estratégia de publicidade. Não é indicada para consultórios pequenos, mas se você já tem 3 ou mais cadeiras e uma estrutura com alguns funcionários que demanda uma escala maior para se pagar já começa a ser muito interessante.

Estratégias comerciais ativas costumam aumentar a rentabilidade de clínicas em até 70% em relação a clínicas que somente investem em propaganda tradicional.

4 - Invista em vídeo marketing

Por que? porque é barato, educa, passa credibilidade, viraliza, dá autoridade e porque as pessoas amam vídeos.

Vídeos são uma das melhores e mais baratas formas que as clínicas e mesmo dentistas individualmente tem para alavancarem seus consultórios com baixo investimento.

Mas você pode estar se perguntando: mas TODO mundo esta fazendo. Não vai ficar tudo igual? Eu respondo: quase TODO mundo esta fazendo errado.

Uma coisa é produzir vídeo que da informação de graça. Outra é produzir vídeo que capta pacientes. Tem uma diferença na forma de fazer, no script que precisa da intervenção de um profissional de marketing especializado para poder scriptar o texto, colocar as chamadas para ação (CTAs) nos pontos certos, trabalhar com gatilhos, recompensas, entender da jornada de compra do consumidor e outros recursos. De novo, nessa hora vale muito a pena contar com a ajuda de uma consultoria especializada em marketing para dentistas.

5 - Saia da toca

Por mais que os meios digitais tem ampliado o alcance da propaganda para dentistas, nada substitui o contato humano.

Na odontologia, o serviço é você dentista! Saia da toca. Vá almoçar nos restaurantes perto do seu consultório, faça amizade com as pessoas do seu comércio local, distribua seu cartão de visitas, busque relacionamentos com outros colegas, faça parcerias com outros empresários, seja aberto a negociações que sejam éticas e benéficas para ambos os lados.

A melhor propaganda é aquela feita de forma espontânea. Facilite a vida dos seus clientes dando a eles os meios para falarem bem de você. Peça recomendações, tudo de forma natural, sem insistências, mas se o paciente esta satisfeito, te elogia, gostou do serviço, peça a indicação!

Conclusão

Se você precisa de ajuda de uma empresa de propaganda para dentistas profissional, conte com a assessoria da Sr. Site. Há mais de 15 anos nos cuidamos do marketing de profissionais de saúde com muito sucesso.


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