top of page
Foto do escritorAdmin

Marketing digital para dentistas


Os profissionais de odontologia tem diante de si uma grande oportunidade e um grande desafio. A grande oportunidade é o enorme contingente de brasileiros que precisam e passam a ter acesso aos serviços de tratamento dentário. O desafio é como se destacar perante a grande concorrência que existe no segmento odontológico.

De fato, existe uma lacuna na formação profissional do dentista, mas não é disso que vamos falar aqui, já que esse assunto é amplamente debatido e de conhecimento da própria classe.

O que queremos abordar aqui é sobre as vantagens do marketing digital para dentistas. Porém, para falar sobre marketing digital é preciso dar um passo atrás e analisar o que é o marketing.

Bom, marketing não é somente propaganda. Propaganda a grosso modo é um braço do marketing. É uma das "armas" que o marketing utiliza para tornar público um produto ou serviço.

Marketing é muito mais uma filosofia de gestão. Quando o dentista abre o seu consultório ou monta sua clínica odontológica, além dos aspectos técnicos ele deve pensar em critérios mais mercadologicos, como por exemplo:

Quem é meu público alvo?

Quais os tratamentos vou oferecer para meu público alvo?

Como vou me posiconar perante esse público alvo? Vou ser o mais barato? O mais caro? O de melhor qualidade?

Quanto vou cobrar pelos meus serviços?

Como vai ser o aspecto do meu consultório/clínica?

Que mensagem vou passar na comunicação com meus potenciais clientes?

Claro que as respostas as essas perguntas vão ser decisivas para o que vem a seguir. Se suas respostas são genéricas e imprecisas, se o dentista quiser ser tudo para todo mundo, o resultado será o fracasso total.

Nesse cenário entra o marketing digital. Não como uma panáceia que resolve todos os problemas, mas como uma ferramenta ágil, barata e precisa a favor do marketing na odontologia.

O que o marketing digital para odontologia faz é tornar tangivel o intangivel. Serviços, diferentemente de produtos não podem ser tocados e nem vistos e a concretização deles acontece no momento da execução. Assim sendo, um dentista não tem como materializar sua marca, sua capacidade antes de executar um serviço. Ou seja, na prática, aos olhos do paciente, a princípio todos os dentistas são iguais, nem melhor, nem pior um do outro.

O marketing digital para odontologia tem a função de materializar ou externalizar elementos que comprovem a capacidade e conhecimento do profissional ou da clínica antes da execução do trabalho pelo dentista. Existem práticas que aplicadas em vários canais maximizam a mensagem que sua clínica quer passar para os clientes.

Os pacientes de odontologia procurarm por: Qualidade, conhecimento, praticidade, preço, localização. O marketing digital para odontologia vai reforçar todos esses atributos nas mensagens e nos canais digitais selecionados.

O assunto é muito amplo e poderiamos escrever um livro inteiro sobre o tema. O objetivo aqui é chamar a atenção dos profissionais de odontologia para a importância de utilizar o conhecimento do marketing digital na odontologia como forma de diferenciação e captação de pacientes.

Se quiser saber mais sobre práticas e técnicas de marketing digital na odontologia entre em contato conosco e agende uma conversa sem compromisso.

bottom of page