O marketing digital é uma realidade e empresas de todos os portes e segmentos já estão colocando em prática suas estratégias.
O crescimento em investimento em marketing digital tem "roubado" boa parte do bolo de investimento das grandes e médias empresas que antes eram destinados a canais mais tradicionais como jornal ou televisão.
Visivelmente o marketing digital traz algumas vantagens claras em relação a outras formas de divulgação. Vejamo 3 vantanges do marketing digital:
1 - Segmentação
Os canais digitais possuem uma capacidade enorme de segmentação do público alvo, seja atraves de geolocalização ou de hábitos de consumo. Isso facilita para as empresas a "conversa" direta com cada tipo de perfil de cliente gerando uma mensagem personalizada para cada um deles.
2 - Medição
O marketing digital tem uma característica muito interessante para os investidores, a capacidade de medir os resultados. Quando uma empresa dispara uma campanha de marketing digital é importante que os indicadores de desempenho sejam definidos a priori. A partir daí os canais digitais de comunicação oferecem a possibilidade de acompanhamento das campanhas em tempo real.
3 - Ajustes
No marketing digital as ferramentas utilizadas são muito ágeis. Sendo assim qualquer mudança ncessária em uma campanha pode ser realizada de forma bem direta e rápida. Como se sabe toda ação de marketing digital deve partir de um bom plano de marketing digital. Mas esse plano sofre ajustes a partir da sua execução.
Em campanhas offline é muito díficil mudar uma mensagem. Imagine ter que mudar um anúncio de uma revista depois que ela foi publicada? Impossível. Já no marketing digital tudo pode ser ajustado muito rapidamente de acordo com a resposta aos estimulos criados.
Enfim, o marketing digital possui várias características intrisecas que o tornam uma excelente ferrramenta de marketing e comunciação para empresas de todos os portes, especialmente para pequenas e médias empresas.