O marketing de conteúdo é uma forma de buscar oportunidades de negócio (leads) através da disponibilização de materiais de cunho relevante para um segmento ou público alvo.
Mas como produzir conteúdo relevante? Toda empresa na verdade já possui algum tipo de material interno que seria interessante do ponto de vista da sua clientela.
Um curso de inglês, por exemplo, já possui uma quantidade enorme de material, que adequadamente organizado pode servir de isca em uma página de captura de leads. Esse material deve ter uma linguagem mais simples e introdutório para que seja disponibilizado para download em uma página de captura de leads. Damos o nome a esse tipo de material de isca digital. Voltando ao exemplo do curso de inglês, um e-book com regras gramaticais básicas da língua inglesa pode servir como isca digital.
A intenção no marketing de conteúdo é atrair a atenção de um potencial cliente para seu negócio. Essa tenção é capturada exatamente porque sua empresa conhece quais são as necessidades desse público alvo e a partir dessa necessidade, um material específico foi disponibilizado. O "pagamento" pelo material em questão será o email do lead.
A partir da captura desse email, uma série de conteúdos complementares serão enviados através de auto-responders já previamente configurados para dar continuidade ao dialogo com esse lead. A intenção aqui é passar da atenção para a ação, ou seja, convencer o lead a se transformar em cliente efetivo da empresa. O curso de inglês do exemplo mais acima poderia continuar o dialógo com o lead através do envio de emails programados visando a conversão desse lead. Então, os emails deveriam continuar a enviar material complementar e "preparar" o cliente para a compra oferecendo junto aos materiais grátis um curso completo de língua inglesa.
O marketing de conteúdo tem a intenção de diminuir a busca ativa ou a "frio" de novas oportunidades de negócio, simplesmente sendo totalmente disponível para quem já esta procurando pelo seu produto ou serviço. De fato, ter um material de qualidade é o primeiro passo para ser encontrado por esse futuro cliente. Estabelecer um dialógo é o segundo passo. E durante esse dialógo as objeções do cliente a compra vão sendo derrubadas uma a uma.
Logicamente, o processo aqui esta descrito de forma macro. Para que resultados efetivos aconteçam são necessários vários passos que partem desde o estabelecimento do público alvo, a seleção e produção de conteúdo relevante, a apresentação da página de captura e a forma como esse conteúdo poderá ser encontrado. Mas sem dúvida, o marketing de conteúdo é uma estratégia excelente e que depois de ativada entra em modo "automático", tornando-se um verdadeiro motor de geração de leads.
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