Dentro de um projeto de montar uma loja virtual a escolha da ferramenta que vai sustentar a operação corresponde mais ou menos a escolha do ponto comercial. A escolha de um plataforma inadequada pode significar o insucesso da operação assim com a escolha errada do ponto comercial pode comprometer totalmente os resultados do negócio.
Escolher uma plataforma de e-commerce fica difícil hoje em dia em virtude da grande variedade de ofertas que existem no mercado. As opções passam desde lojas virtuais alugadas mensalmente como um serviço que começa por R$ 19,90 ao mês até a compra de uma loja virtual por algumas dezenas de milhares de reais.
Em nossa experiência com atendimento a pequenos empreendedores que querem montar uma loja virtual, sempre digo que para o pequeno e micro empresário que pretende abrir um e-commerce com pouco dinheiro a melhor opção inicial é alugar uma loja virtual. Assim o capital disponível não fica "empatado" em um software e a verba pode ser destinada para divulgação e propaganda que são exatamente os pontos que requerem maior e constante investimento.
Definido o modelo de contratação (aluguel ou compra) da loja virtual é bom estabelecer uma pequena lista de perguntas que devem ser respondidas pelo fornecedor de e-commerce:
Tradição da empresa no setor.
Tipo de suporte oferecido ao comerciante (telefone, email, chat).
Treinamento na operação da ferramenta.
Possibilidades de expansão da plataforma.
Em nossa experiência conta muito a questão do suporte 24 x 7. O que é isso? Problemas acontecem a qualquer hora e ter um telefone para o qual o empreendedor possa ligar a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana incluindo feriados e finais de semana pode significar vários dias de vendas salvo.
Imagine que sua loja tenha um problema em um sábado a tarde e esse seja historicamente seu melhor período de vendas. Ficar esperando o horário comercial da próxima segunda-feira para procurar uma solução não é uma possibilidade. Dai a importância do suporte 24 x 7.
Em relação aos recursos da loja virtual em si, é importante que todas elas tenham:
Integração com meios de pagamento (Paypal, Pagseguro, Bcash, etc)
Integração com os Correios e Transportadoras
Otimização para motores de busca
Segurança de transações com protocolos SSL e criptografia
Check-out e pagamento facilitados
Cadastro de pedidos
Painel de controle administrativo em português.
Com essas informações em mãos selecione 3 ou 4 fornecedores e faça uma primeira triagem. É muito importante conversar pessoalmente com algum consultor de marketing digital que pode lhe recomendar a melhor plataforma analisando especificidades da sua empresa.
Sr. Site
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