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Criando formulários de captação de clientes


A internet é um excelente canal para captação de clientes e deixa-lá de fora do planejamento estratégico de qualquer empresa é simplesmente ignorar milhões de potenciais clientes. Uma das melhores formas de incrementar sua base de clientes é através de formulários de captação de clientes.

Saber usar seu site para captação de clientes envolve alguns passos que devem ser muito bem definidos. Vamos para um exemplo prático. Imagine que seu negócio é um curso de inglês que tem como meta incrementar em 30% as matrículas no meio do ano. Um roteiro típico seria:

1 - Identificar quem é seu cliente

Criar a "persona" que representa seu cliente é fundamental. Para o curso de inglês: Jovem universitário, com idade entre 18 e 25 anos, mora com os pais, ligado em tecnologia. Pronto, com essa definição simples você consegue homogenizar um segmento específico de mercado e com isso avançar para o segundo passo.

2 - Definir a proposta de valor

Sabendo quem é seu público fica mais fácil identificar o que seria valor para esse público. O que pode chamar a atenção de um jovem de 18 a 23 anos e que é ligado em tecnologia? Qual seria a isca que me permitiria chamar a atenção desse público. Talvez um ingresso para uma festa que será promovida na escola ou quem sabe uma aula gratuita experimental? Será necessário fazer uma pesquisa para definir o que é valor para o seu cliente. Comece pela sua base atual de clientes.

3 - Criar o formulário de captação de clientes

No seu site (se não tem um site, crie um) crie uma página que tenha fotos, vídeos e textos explicativos sobre o que você esta oferecendo ao potencial cliente. No caso da escola de inglês, promova a festa que vai fazer, mostre depoimentos de alunos que já foram em outras festas iguais, grave um vídeo simples e curto com bastante animação mostrando de forma dinâmica o funcionamento da sua escola e mais importante, faça de maneira clara uma chamada para a ação. Esse chamada para ação pode ser, por exemplo, a solicitação do preenchimento de um cadastro (nome e email) em troca do que você esta disponibilizando. No caso do curso de inglês do exemplo, um código que vai poder ser impresso e que dará acesso a festa patrocinada pela escola no dia X. O importante aqui é criar uma relação ganha-ganha. O cliente ganha um ingresso para festa e a escola de inglês o nome e email de um potencial cliente. Agora é partir para a conversão propriamente dita.

4 - Gere a conversão do cliente

Com o email do potencial cliente em mãos a escola de inglês irá dar continuidade ao relacionamento com cada cliente que se iniciou no preenchimento do formulário para baixar o ingresso. O objetivo aqui é mandar emails automatizados que irão lembrar o cliente da festa na escola. O espaço aqui é pequeno, mas que fique claro que será na festa que o potencial cliente se transformará em cliente em virtude de todo o trabalho realizado previamente. O evento será o ponto alto de todo o relacionamento criado desde o momento que o site foi visitado pelo potencial cliente até o momento que ele saiu da festa já inscrito em um curso. Sua equipe comercial será fundamental nesse momento. A experiência na festa é que determinará a conclusão da campanha com sucesso ou não.

Só para esclarecer. A ação acima foi realizada pela Sr. Site em Julho de 2012 em uma escola de inglês em Araraquara, São Paulo e resultou em 47 matrículas de um total de 153 cadastros realizados. É bom que se diga: A festa foi um sucesso!

Se você quiser mais sobre como criar ações de captação de clientes, entre em contato conosco.

Sr. Site

www.srsite.com.br

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