As pessoas na sociedade atual já se acostumaram com a presença da internet em suas vidas. É comum ver pessoas dentro do metrô ou do ônibus navegando na internet, postando no Facebook ou acessando seu email. De fato, a internet passou a ser parte atual da nossa cultura e modo de viver.
A presença da internet na vida das pessoas deve ser levada em conta pelos proprietários de lojas virtuais que devem utiliza-lá para impactar seus clientes. Com a internet e a mobilidade trazida pelos smartphones e tablets, a propaganda vai "até onde o seu cliente esta". Aquele formato enlatado de propaganda com horário marcado para acontecer praticamente morreu. Não estamos falando de ações pontuais e de marketing de guerrilha que podem tomar de assalto uma determinada rua da cidade ou mesmo um ambiente online em determinado horário do dia, com o fim promocional. Mas a verdade é que o consumidor é que define quando e como quer receber a sua propaganda. Seja assinando um newsletter em sua loja virtual para receber emails promocionais ou acessando espontaneamente sua página empresarial no Facebook, é ele sempre, quem dá as cartas.
Independentemente da rede social escolhida, o importante é estabelecer um dialógo com seu cliente online, interagindo com ele, pelo canal que ele desejar. Assim, existem empresas que apostam no Twitter como um canal de atendimento online substituindo ou complementando o SAC tradicional. Já outras, tem uma página empresarial no Facebook onde posta além de promoções e ofertas, informações e tutoriais.
O principal objetivo do empreendedor online ao utilizar as redes sociais deveria ser criar relacionamento e fidelização com seus e-consumidores. Esse objetivo deve ser compartilhado por toda a empresa que deve trabalhar sinergicamente para que o cliente potencial ou o cliente atual se torne fiel a marca.
Descubra qual a linguagem do seu público e invista em uma rede social para impacta-los. O Facebook é primordialmente utilizado por pessoas entre 18 e 35 anos, geralmente com nível educacional mais elevado. O Twitter também tem entre os jovens seu público preferencial. Saber qual a idade média, o nível educacional e renda familiar da sua clientela é um fator determinante não só para as ações de marketing , mas para o planejamento geral da sua empresa.
Vamos comentar um pouco sobre as principais redes sociais em uso no Brasil:
76 milhões de usuários no Brasil. Permite criar uma Fan Page da sua empresa. Tem uma plataforma de anúncios pagos no modelo de custo por clique. Posts no Facebook tem um capacidade de viralização enorme. Postar diariamente é fundamental, pois mostra ao seu público interesse. Posts com fotos tem um poder muito maior de se tornarem populares.
Twiiter
Com apenas 140 caracteres empresas criativas tem conseguido passar seu recado. Chamado de microblogging, trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação com seu público alvo. Tem um recurso interessante chamado Hashtag onde seus posts podem ser comentados e seguidos baseados no assunto que foi "tagueado".
Pode ser entendido como um grande portal mundial para publicação de fotos através de celulares e tablets. Muitas empresas ligadas a moda publicam seus catálogos de produtos nessa rede e fazem promoções cruzadas a partir de seus sites ou da página da empresa no Facebook.
Com se vê é grande a quantidade de redes sociais. O mais importante é que sua empresa entenda qual rede seu público usa e o que divulgar em cada uma delas.
Sr.Site
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