Hoje em dia, para qualquer empresa, seja ela de que ramo de atividade for ou independente do seu porte, ter um site não é mais uma questão de ter ou não ter mais sim uma questão de sobrevivência. Ter um site hoje em dia é uma questão básica. Expor seus produtos e serviços pela internet passou a ser tão fundamental quanto era ter seu nome e telefone listado nos guias de páginas amarelas dos catálogos telefônicos de antigamente.
No Brasil diariamente mais de 100 milhões de pessoas acessam a internet. É um número superior a população de vários países. São pessoas que procuram por serviços e produtos. Muitas vezes as decisões de compra são tomadas a partir das informações recolhidas na internet. Assim, o famoso ponto comercial perdeu um pouco sua relevância, pois muitas vezes o consumidor acaba adiquirindo um produto em outra cidade, estado ou mesmo país.
Alguns cuidados básicos devem ser tomados para que a construção do seu site seja realizada a contento. Procure contratar uma agência idônea e que tenha experiência em desenvolvimento de sites de empresas do porte da sua. Defina bem o orçamento que você tem e converse com a agência ou profissional contratado para chegar a um bom entendimento sobre o que você espera do seu site no final do projeto.
O nome do seu site na internet é muito importante e deve refletir sua empresa e negócio. Pense que o site é a imagem da sua empresa na internet. Que imagem você quer passar? Procure manter a mesma identidade visual no site que você já tem na sua empresa como um todo. Assim, se o seu logotipo e cores predominantes são o azul e branco, não faça um site todo de vermelho. O cliente vai ficar confuso e não vai ligar o nome da sua empresa a sua marca.
Entenda que o site deve servir de apoio ao seu negócio, portanto, não acredite que uma vez pronto, você nunca mais vai precisar dar atenção a ele. O site é um organismo vivo e precisa ser alimentado com informações, atualizado e mantido.Você pode terceirizar essa atividade operacional para alguém, mas a responsabilidade sobre a estratégia que vai nortear o uso do site é toda sua.
Criar site é uma atividade que envolve planejamento, execução, manutenção e controle.
Um site não se divulga sozinho. Quando ele estiver pronto, divulgue-o. Mande um email para seus atuais clientes convidando-os a acessar seu novo site. Peça a eles que enviem comentários sobre o que gostaram e se falta algo? Divulgue promoções pelo site. Associe seu site a uma página da empresa no Facebook. Faça promoções cruzadas, a partir do Facebook enviando para o seu site.