Marketplaces são locais onde produtos e serviços de vendedores diversos são expostos e comercializados. Na verdade eles funcionam como grandes "hubs" concentrando uma grande variedade de ofertas de produtos e serviços de toda espécie de categoria em um só local.
Existem os marketplaces segmentados ou verticalizados como aqueles associados a um determinado setor como automóveis. Exemplo: Web Motors. Existem aqueles onde existem uma quantidade de vendedores de produtos diferentes reunidos como por exemplo o Mercado Livre.
O marketplace pode ser um excelente negócio para quem esta começando a vender no mundo virtual. Por concentrarem muitas empresas (inclusive concorrentes) o marketplace geralmente atrai muitos visitantes e investe pesado em marketing digital na internet. Outra grande vantagem é que em um marketplace você não precisará investir em um e-commerce com todos os prós e contras que um e-commerce próprio retorna.
De fato, em um marketplace você pode começar a anunciar seus produtos praticamente imediatamente após abrir uma conta e lançar suas ofertas. Portais como Mercado Livre tem uma audiência imensa na internet e são bem conhecidos. As taxas cobradas se assemelham muito aquelas que são pagas a manutenção de uma grande loja virtual.
Sem dúvida existem desvantagens também, mas o foco desse post é mostrar que como estratégia de entrada no mercado virtual, talvez os marketplaces sejam a melhor alternativa para o micro e pequeno empresário.
Sr. Site
www.srsite.com.br