Se você esta lendo esse artigo em 2021 já sabe que estamos em meio a uma crise sem precedentes na saúde pública, com impactos em todas as áreas da sociedade, inclusive a econômica.
Captar pacientes sempre foi um desafio para clínicas e consultórios odontológicos. Em 2021, esse desafio será maximizado por uma série de questões da macro e micro economia que desafiarão profissionais de saúde a encontrar melhores práticas de captação de pacientes.
Definitivamente o cenário não é para amadores, e passou da hora de você pensar em investir em marketing digital para sua clínica odontológica.
Nesse artigo vamos te ensinar 10 ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico.
Perceba que marketing digital na odontologia não resolve todos os problemas. Antes de investir em ações de marketing para atrair mais pacientes para o consultório, verifique se os outros fatores essenciais (ponto comercial, preço, apresentação, equipe, diferenciais competitivos, etc.) para o sucesso da sua clínica estão bem alinhados.
De nada adianta investir em marketing na odontologia e atrair mais pacientes para o consultório se você não sabe suas margens de lucro, se o atendimento é medíocre (no sentido de na média) ou se sua equipe não atende bem o paciente.
Veja, o grande desafio para a odontologia para um mundo pós-pandemia, com economia com indicadores negativos de riqueza, pessoas perdendo o emprego e muita incerteza política e econômica será o de oferecer uma boa odontologia a um preço que caiba no orçamento das pessoas.
Por outro lado, sem dúvida alguma que muita gente ganhou e ganhará muito dinheiro com a pandemia. É fato, o dinheiro não some, ele apenas muda de lugar. Se necessário for, pivote o modelo de negócios da sua clínica ou consultório e busque os pacientes no nicho que estiver fazendo dinheiro.
10 ações de marketing na odontologia para atrair mais pacientes para consultório odontológico
Sem mais delongas vamos para as ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes para o consultório odontológico
01 - Defina um avatar
Não, não tem nada a ver com o filme homologo. Avatar é uma representação do perfil do seu paciente ideal.
A sua primeira ação para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico é definir QUEM você quer atrair. Por que, não tem nada pior do que perder tempo e dinheiro atendendo pessoas que não tem o perfil da sua proposta de trabalho, e o pior, que não tenham dinheiro para pagar pelos seus serviços.
A atividade de definir o seu avatar vai te ajudar a pensar nas características sociais, demográficas e psicográficas (comportamento) do seu paciente ideal.
Invista nessa nessa atividade o tempo que for necessário. Não tem problema errar na definição inicial, que pode mudar com o tempo. Só não deixe de fazer. Mesmo.
02 - Desenvolva um site que capte pacientes
A era do "site panfleto" acabou. Existem muitos sites na internet sobre odontologia. Muitos são exatamente iguais.
Além das seções clássicas sobre a clínica, perfil da equipe e tratamentos oferecidos, invista em uma boa seção de fotografias de casos.
Existem vários plugins que ligam o site as redes sociais. Utilize-os, de forma que você possa facilitar o compartilhamento das fotos pelos seus visitantes.
Atualize o site periodicamente, mas com conteúdo que interessa ao paciente. Mostre no seu site claramente as transformações que seu trabalho gera na vida das pessoas.
03 - Faça campanhas de links patrocinados no Google
Ok, existe uma certa "inflação" de custos na utilização do Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google.
Algumas palavras como "Invisalign SP" ou "Implantes SP" chegam a custar mais de vinte reais cada clique!! Um absurdo!
Mas, pense no Google Ads como uma ferramenta que conecta a sua proposta de trabalho, ou seja, sua oferta com uma demanda.
Então, se sua clínica está em Santo André - SP, por exemplo, trabalha com implantes dentários e oferece a sedação com óxido nitroso (um diferencial), vale a pena investir em bons anúncios no Google segmentando uma micro região de 2 a 3 KM da sua clínica.
Perceba, a odontologia é um negócio local. Dada a oferta alta de provedores de serviços (clinicas), dificilmente alguém vai cruzar a cidade para fazer seu tratamento odontológico. Não em volume.
Portanto, invista em anúncios segmentados de forma local.
04 - Coloque sua clínica no Google Meu Negócio
É impressionante, mas a grande maioria dos dentistas não está ligada ainda no poder do
Google Meu Negócio.
Quando uma pessoa busca por um serviço de odontologia na sua região, o Google trata de mostrar aqueles que estão mais próximos, e ainda, bem classificados no Google Meu Negócio.
Não é objetivo desse artigo explicar o que é o Google Meu Negócio. Existem milhares de artigos na internet explicando como criar uma conta lá.
Na prática, o Google Meu Negócio faz o papel de uma grande catalogo de empresas geolocalizadas.
Mas, não é só isso. Ele também coleta e disponibiliza avaliações dos seus clientes sobre sua clínica.
Com isso, quem tem mais e melhores avaliações acabam aparecendo mais acima nas buscas do Google.
Essa é uma ação fundamental para atrair mais pacientes para o consultório. Coloque todas as informações da sua empresa no Google Meu Negócio para ontem.
05 - Colete depoimentos dos seus pacientes
Essa ação de marketing odontológico está ligada ao item anterior. Como você viu, o Google Meu Negócio é uma espécie de diretório de empresas na internet.
Para classificar as empresas ele usa como parâmetro o volume e a qualidade das avaliações dos seus clientes.
Crie o hábito de coletar e divulgar os depoimentos do seus pacientes no Google Meu Negócio. O Google vai adorar e você vai agradecer por ter feito isso.
06 - Crie anúncios patrocinados no Instagram
Não estamos falando de posts no Instagram e muito menos de criar um anúncio clicando no botão impulsionar. Não faça isso.
Existe um gerenciador de anúncios dentro da plataforma do Faceboook que permite criar campanhas de propaganda da clínica com um excelente nível de filtros e critérios que vão acabar por impactar o seu Avatar (lembra deles?).
Essas campanhas devem focar em um objetivo específico de conversão. Trace metas e direcione suas campanhas para lá.
Por exemplo, uma meta pode ser atrair 10 novos pacientes de ortodontia em 15 dias, investindo R$ 2.000,00 em propaganda paga no Instagram.
Existem dezenas de detalhes para que uma campanha de marketing no Instagram funcione. Esses detalhes envolvem desde a correta segmentação do seu público-alvo, a seleção de imagens e a escrita dos anúncios.
Se você quer ter resultados de verdade com o Instagram, não somente likes e views, contrate uma agência de marketing digital para dentistas que saiba o que está fazendo.
Esse é um investimento que se paga rapidamente, especialmente para clínicas e consultórios odontológicos que trabalham com serviços de odontologia estética.
07 - Faça eventos online
As pessoas estão na internet atrás de informações e de solução de seus problemas.
Pense em quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes no dia a dia. Pode ser que implantodontista responda todos os dias sobre os mesmos tipos de dúvidas.
Que tal criar um evento online onde você vai tirar dúvidas de um público específico. Um evento do tipo "Tire todas as dúvidas sobre implantes dentários" pode ser uma excelente forma de esclarecer um grande grupo de pessoas ao mesmo tempo e acelerar os indecisos na contratação do seu serviço.
Para divulgar o evento use suas redes sociais, mande mensagens para sua base de clientes, e se houver verba, faça alguns anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais também.
08 - Escreva guests posts em blogs de parceiros
Você é um ortodontista que não trabalha na sua clínica com implantes. Porém, você tem um amigo que vivencia a situação contrária.
Vocês podem combinar de escrever um artigo ou gravar um vídeo sobre o seu tema de especialização e divulgar no blog do site do outro.
Essa é uma ótima forma de tornar o seu trabalho conhecido, aumentar a carteira de clientes em potencial e com baixo custo.
Seu colega fará o mesmo no seu site e terá os mesmos benefícios.
09 - Crie um canal no Youtube
Eu sei, você não gosta de aparecer, certo? ERRADO!
Especialmente se você trabalha com algum tipo de serviço estético na odontologia, precisa mostrar a cara.
É que o serviço de odontologia é altamente pessoal. De fato, o dentista "invade" de forma consensual, o espaço privado das pessoas.
Uma das melhores formas de mostrar seu conhecimento, sua simpatia e sua relevância no seu setor é disponibilizando vídeos no Youtube.
Comece de forma mais simples possível só tendo cuidado com o som e a claridade da imagem, depois vá investindo em equipamentos e edição, ou contrate uma produtora de vídeos que te ajude a fazer algo mais profissional.
10 - Envie Newsletter para seus pacientes
Relacionamento gera confiança que faz com que as pessoas comprem.
Uma ótima forma de nutrir um relacionamento com quem já foi seu paciente é criar uma newsletter mensal, ou seja, uma correspondência eletrônica com dicas, seus vídeos e novidades da sua clínica para os seus pacientes.
Você pode também colocar um pequeno formulário no seu site para que as pessoas que ainda não são pacientes recebam seu conteúdo.
Veja bem, essa é uma forma de vender sem vender. Ou seja, o objetivo da newsletter é gera e nutrir relacionamentos. O grau de relacionamento e de relevância do seu conteúdo é que vai fazer vender.
Conclusão
Existem dezenas de forma de atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico. Aqui nós listamos 10 ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes.
Mas, veja, as opções são inúmeras. Talvez você já faça alguns ou mesmo todos os itens acima.
Mais importante do que a quantidade de ações de captação de pacientes, é a eficiência e a eficácia das ações que você faz.
Muita gente desiste muito cedo, ou ao contrário, insiste naquelas atividades de marketing digital para dentistas que não dão resultados.
Cada caso é um caso. Se você quer uma consultoria de marketing para odontologia personalizada, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.
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